Mercados operam com ganhos após novos sinais de força da economia global

Dos EUA ao Reino Unido, indicadores como vendas do varejo em setembro mostram que bancos centrais possuem motivos para conduzir um relaxamento monetário mais gradual do que agressivo

Estes são os eventos que orientam os investidores e movem os mercados hoje
18 de Outubro, 2024 | 07:23 AM

Bloomberg Línea — As ações europeias e os futuros de ações dos EUA operavam com leves ganhos nesta manhã de sexta-feira (18), depois que os traders reduziram as expectativas de cortes nas taxas de juros nos Estados Unidos devido a vendas no varejo em setembro acima das projeções. O ouro atingiu um novo recorde.

Na China, novas medidas de estímulo com linhas de capital para a recompra de ações por empresas, anunciadas pelo banco central, impulsionaram ganhos nos índices acionários.

O índice Stoxx 600 da Europa foi sustentado pela alta das ações de mineração após as últimas notícias econômicas da China impulsionarem o sentimento do mercado. Os futuros do S&P 500 permaneceram praticamente inalterados, enquanto os futuros do Nasdaq 100 subiram levemente.

A libra se fortaleceu e os títulos do Reino Unido caíram após um aumento inesperado nas vendas no varejo britânico em setembro, sinalizando uma resiliência econômica que fortalece o argumento para uma redução gradual das taxas pelo Banco da Inglaterra - assim como nos EUA com o Fed.

PUBLICIDADE

Os títulos do Tesouro dos EUA se estabilizaram após fortes vendas na quinta-feira, com as vendas no varejo dos EUA superando também as previsões, destacando como os gastos dos consumidores continuam a impulsionar a economia americana mesmo com as taxas elevadas de juros.

Tais dados se juntam a um relatório robusto sobre o mercado de trabalho e uma inflação ao consumidor mais alta do que o esperado, o que reforça a visão de que os EUA estão longe de uma recessão.

Assine a newsletter matinal Breakfast, uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque em negócios e finanças no Brasil e no mundo.

- PIB da China. Apesar de uma aceleração em setembro, a segunda maior economia do mundo avançou 4,6% no terceiro trimestre, aquém da meta do governo de 5%. O banco central anunciou medidas de estímulo ao mercado de capitais depois do anúncio dos dados.

- Impulso à Apple. As vendas do iPhone 16 subiram 20% no mercado chinês nas três primeiras semanas desde o seu lançamento na comparação com o modelo anterior em 2023, em um sinal promissor para a big tech em relação ao seu principal produto.

- Buffett no BofA. O bilionário investidor voltou a vender ações do Bank of America que totalizaram US$ 370 milhões nesta semana, o que levou sua fatia a 9,97% e indicou, ao mesmo tempo, que ela voltado a superar a marca de 10% com as recentes recompras pelo banco.

(Com informações de Bloomberg News)

🗓️ AGENDA: Os eventos e indicadores em destaque hoje e na semana →

Os indicadores dos mercados globais nesta manhã de sexta-feira, 18 de outubro de 2024
🔘 As bolsas ontem (16/10): Dow Jones Industrials (+0,37%), S&P 500 (-0,02%), Nasdaq Composite (+0,04%), Stoxx 600 (+0,83%), Ibovespa (-0,73%)