Mercados na Ásia caem com liquidez ainda reduzida e à espera de PMI da China

Contratos futuros dos índices de Hong Kong, Japão e Austrália caíam nesta quarta, assim como do S&P 500 e do Nasdaq. EUA tiveram feriado nesta terça

Por

Bloomberg — As ações da Ásia devem abrir em baixa nesta quarta-feira (5), com negociações enfraquecidas depois do feriado nos mercados dos Estados Unidos na terça (4). Os contratos futuros dos principais índices de Hong Kong, Japão e Austrália caíam, assim como do S&P 500 e do Nasdaq.

As negociações no mercado de ações foram fracas em volume nesta terça-feira devido ao feriado do Dia da Independência nos EUA. O Stoxx 600 da Europa, por exemplo, teve leve alta com o volume negociado equivalente a um terço abaixo da média.

Os investidores na Ásia estão à espera do PMI (o Índice de Gerentes de Compras) da China para obter mais pistas sobre a saúde da economia do país. O mercado de ações chinês teve um desempenho inferior aos índices globais e regionais neste ano e o yuan está sob pressão de baixa.

O yuan operava estável no início do pregão desta quarta-feira, ganhando evidência no final da manhã, quando o banco central da China anunciar sua correção diária para a moeda.

Já o iene sobe levemente acima do nível de 145 em relação ao dólar, mas ainda em um patamar que cria desconforto entre os comandantes das políticas monetárias em Tóquio.

O dólar australiano se estabilizou após forte oscilação na terça-feira, quando o banco central do país manteve as taxas de juros inalteradas, embora alertando que pode haver aumentos.

Mais à frente na semana, a divulgação do payroll de junho dos EUA na sexta-feira (7) será um evento importante para os mercados, oferecendo dicas sobre a trajetória da política monetária.

Veja como estavam os índices de ações às 7h05, em Tóquio:

  • Futuros do S&P 500 caem 0,1%
  • Futuros do Nasdaq caem 0,1%
  • Futuros do Nikkei caem 0,4%
  • Índices futuros do Australia’s S&P/ASX 200 Index caem 0,2%
  • Futuros do Hang Seng caem 0,4%

Leia também

BYD, rival chinesa da Tesla, vai investir R$ 3 bi no Brasil em 1º hub fora da Ásia

Morgan Stanley alerta contra apostas em corte de juros em países como o Brasil