Mercados na Ásia abrem em alta depois de dados de emprego nos EUA

Índice de referência das ações da Austrália sobe e os futuros apontam para ganhos no Japão e em Hong Kong depois que o S&P 500 fechou pouco estável em Nova York

Por

Bloomberg — As bolsas na Ásia deverão subir, à medida que uma nova desaceleração do mercado de trabalho dos EUA reforçou a especulação de que o Federal Reserve será capaz de reduzir as taxas de juro no próximo ano para evitar uma recessão, estimulando os títulos do Tesouro a retomarem a sua recuperação.

O índice de referência das ações da Austrália sobe e os futuros apontam para ganhos no Japão e em Hong Kong depois que o S&P 500 fechou estável. Os rendimentos de referência dos EUA a 10 anos, que ultrapassaram brevemente os 5% em outubro, caíram abaixo de 4,2% na terça-feira, após dados mostrarem que as vagas de emprego atingiram o nível mais baixo desde 2021. Os títulos australianos subiram no início das negociações.

A pesquisa conhecida como JOLTS seguiu todas as estimativas de uma pesquisa da Bloomberg com economistas. Os dados foram divulgados alguns dias antes do principal relatório sobre as folhas de pagamento – atualmente previsto para mostrar que os empregadores criaram 187 mil empregos em novembro.

“No geral, a atualização dos empregos está no comando”, disse Ian Lyngen, da BMO Capital Markets. “Os títulos do Tesouro ampliaram a ação de alta dos preços. A partir daqui, não há muito no horizonte macro até o relatório ADP de amanhã.”

Na China, o índice de referência CSI 300 caiu quase 2% na terça-feira, fechando no nível mais baixo desde fevereiro de 2019, depois que a Moody’s Investors Service reduziu sua perspectiva para os títulos soberanos do país serem negativos. Os contratos futuros apontam para mais perdas na quarta-feira.

Os títulos do Tesouro também aderiram ao avanço nos títulos globais depois que um dos funcionários mais agressivos do Banco Central Europeu disse que a inflação está mostrando um “notável” desacelerar. Isso levou os investidores a apostar que a Europa liderará os maiores bancos centrais do mundo nas reduções das taxas de juro. O petróleo bruto caiu pelo quinto dia na quarta-feira, enquanto o Bitcoin subiu pelo sétimo dia, sendo negociado acima de US$ 44.000.

Os contratos de swap que antecipam o resultado das reuniões do Fed aumentaram ligeiramente o grau de flexibilização que prevêem até ao final de 2024, prevendo-se que a taxa efectiva dos fundos federais caia para cerca de 4,05%, face aos actuais 5,33%.

Ações

Os futuros do S&P 500 estão estáveis às 8h27, horário de Tóquio

Os futuros do Nasdaq 100 estão estáveis

O S&P/ASX 200 da Austrália sobem 0,5%

Os futuros do Hang Seng sobem 0,2%

Os futuros do Nikkei 225 sobem 0,4%

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

As 10 ações mais recomendadas para dezembro, segundo 14 bancos e corretoras

Como os economistas do mercado financeiro veem a expansão do PIB no 3º trimestre