Mercados na Ásia abrem de olho em BoJ e estímulos na China

Futuros das ações em Tóquio indicam avanço após relatório apontar que Banco do Japão vê pouca necessidade de lidar com efeitos colaterais de sua política monetária frouxa

atenção nos mercados chineses esta semana está voltada para qualquer novo estímulo governamental, conforme a cúpula do governo se reúne
Por Brett Miller
23 de Julho, 2023 | 08:03 PM

Bloomberg — As ações parecem preparadas para altas nesta segunda-feira com a abertura positiva dos mercados no Japão e na Austrália, antes que o sentimento se torne mais cauteloso quando as bolsas abrirem na China.

Os futuros das ações em Tóquio indicam um avanço de mais de 1% após um relatório na sexta-feira de que as autoridades do Banco do Japão veem pouca necessidade urgente de lidar com os efeitos colaterais de sua política monetária ultrafrouxa. O iene pouco mudou depois de enfraquecer mais de 2% na semana passada, com a maior parte do movimento vindo após as notícias do BOJ.

PUBLICIDADE

Os contratos para o índice de referência da Austrália também subiam, enquanto os de Hong Kong caíam e um índice de ações chinesas listadas nos EUA teve um pequeno aumento.

A atenção nos mercados chineses esta semana está voltada para qualquer novo estímulo governamental, conforme a cúpula do governo se reúne. As expectativas entre os gestores de fundos globais são baixas, já que Pequim tenta sustentar o crescimento sem o tipo de ação forte que pode criar bolhas de ativos. As ações chinesas registraram sua pior semana em quatro na sexta-feira, apesar de uma série de promessas de impulsionar o consumo e os negócios.

Os traders estão se posicionando com a expectativa de que o Federal Reserve e o Banco Central Europeu aumentem as taxas de juros e sinalizem se mais altas são prováveis. Prevê-se que o BOJ permaneça firme, deixando a diferença de taxas com seus pares aumentar enquanto espera por uma inflação sustentável.

PUBLICIDADE

Assim como as decisões de bancos centrais, os balanços de grandes empresas nos Estados Unidos estão no radar. A lista inclui Alphabet e Exxon Mobil.

Estados Unidos

Os futuros do S&P 500 permaneceram estáveis após o fechamento do indicador, que mudou pouco na sexta-feira. Os contratos para o Nasdaq 100 subiam 0,1% após a venda contínua em empresas de tecnologia na sexta-feira, após uma série de resultados decepcionantes no início da semana.

Veja o comportamento dos indicadores

  • Os futuros do S&P 500 pouco mexiam a partir das 7h11, horário de Tóquio.
  • Os futuros do Nasdaq 100 subiam 0,1%
  • Os futuros do Nikkei 225 subam 1,4%
  • Os futuros do índice S&P/ASX 200 da Austrália subiram 0,4%
  • Os futuros do índice Hang Seng caíam 0,5%

Veja mais em Bloomberg.com

PUBLICIDADE

Leia também

Recessão, desigualdade, EUA vs. China: estrategistas projetam os grandes riscos

Quem são os brasileiros na lista dos CEOs de melhor desempenho em LatAm