Mercados asiáticos indicam abertura da semana com ganhos em dia de feriado em NY

Contratos futuros apontaram para alta na Austrália, no Japão e em Hong Kong, em linha com fechamento no território positivo dos principais índices americanos na sexta

Painel com variação de índice da Bolsa de Tóquio com reflexo de pedestres na capital japonesa (Foto: Toru Hanai/Bloomberg)
Por Bloomberg News
26 de Maio, 2024 | 08:39 PM

Bloomberg — As ações asiáticas estão encaminhadas para uma abertura da semana com ganhos nesta manhã de segunda-feira (27), assim como foi o fechamento na sexta-feira (24) nos EUA em alta, depois que os consumidores americanos moderaram as expectativas de inflação, o que fortalece o sentimento de que o Federal Reserve pode ter espaço para cortar as taxas de juros neste ano.

Os futuros de ações na Austrália, no Japão e em Hong Kong apontam para ganhos iniciais nesta segunda-feira, enquanto os contratos chineses caíram. Os futuros dos EUA operavam estáveis após o S&P 500 ter subido 0,70% na sexta-feira, interrompendo uma queda de dois dias.

Os movimentos sugerem um otimismo renovado depois que um índice de ações asiáticas teve a pior semana em mais de um mês, devido às preocupações sobre se o Fed cortará as taxas neste ano, juntamente com dúvidas sobre a implementação e a eficácia de um pacote de resgate imobiliário na China.

Leia mais: Goldman Sachs adia projeção de início do corte dos juros nos EUA para setembro

PUBLICIDADE

“Dado o rali nos mercados dos EUA, você verá as bolsas asiáticas abrindo razoavelmente bem”, disse Tony Sycamore, analista da IG Markets em Sydney. “O sentimento de risco parece razoavelmente bom hoje.”

Os traders estarão atentos ao discurso do presidente do Banco do Japão, Kazuo Ueda, na segunda, em busca de pistas sobre as perspectivas da política do banco central, enquanto os mercados precificam a chance de outro aumento de taxa este ano.

O iene flutuou em torno de 157 por dólar na sexta-feira, enquanto a principal autoridade de câmbio do Japão reiterou sua posição de tomar medidas contra movimentos excessivos.

Nos EUA, o principal indicador de inflação observado pelas autoridades do Federal Reserve está prestes a mostrar algum alívio modesto em relação às persistentes pressões de preços, o que pode corroborar a prudência dos banqueiros centrais quanto ao momento dos cortes nas taxas de juros.

A semana será mais curta nos Estados Unidos com o feriado do Memorial Day nesta segunda-feira (27) - no Brasil, não haverá pregão na quinta-feira (30) por causa do feriado de Corpus Christi.

Economistas esperam que o núcleo do índice de preços das despesas de consumo pessoal, o PCE, que exclui alimentos e energia tenha registrado alta de 0,2% em abril. Isso marcaria o menor avanço do ano até agora para a métrica, que fornece uma visão mais clara da chamada inflação subjacente.

Outros dados da semana incluem a revisão do PIB do primeiro trimestre na quinta-feira (30). Economistas preveem que o crescimento provavelmente “esfriou” em relação à estimativa inicial do governo. O Fed divulga na quarta-feira (29) o Livro Bege, resumo das condições econômicas em todo o país.

PUBLICIDADE

Entre os banqueiros centrais dos EUA que falarão durante a semana encurtada pelo feriado do Memorial Day nesta segunda estão John Williams, Lisa Cook, Neel Kashkari e Lorie Logan.

Veja mais em Bloomberg.com