Mercados asiáticos abrem em clima de cautela com feriado e falta de impulso

Bolsas regionais operam sem direção firme e muitas permanecem fechadas na segunda-feira, reduzindo o volume de operações na expectativa por decisões monetárias; foco recai sobre dados chineses e declarações de Trump

Por

Bloomberg — As ações asiáticas devem permanecer em baixa, com volumes provavelmente baixos, nesta segunda-feira (21), com vários mercados regionais ainda fechados devido ao feriado de Páscoa e à falta de catalisadores imediatos para as negociações.

Os futuros dos índices de ações japonesas apontaram para quedas, enquanto seus equivalentes americanos também apresentaram baixa. O dólar recuou em relação à maioria de seus principais pares.

Entre os dados econômicos a serem divulgados na segunda-feira estão as taxas preferenciais de empréstimos dos bancos chineses. Os mercados da Austrália e de Hong Kong permaneceram fechados devido aos feriados. Os títulos do Tesouro reabrirão para negociações na Ásia.

Os investidores também estarão atentos a possíveis novos anúncios comerciais do presidente dos EUA, Donald Trump, e a dados que possam mostrar como suas políticas em constante mudança estão afetando a economia.

Em notícias do fim de semana, o presidente do Federal Reserve Bank de Chicago, Austan Goolsbee, alertou contra os esforços para restringir a independência do banco central, dias após Trump expressar seu descontentamento com o presidente do Fed, Jerome Powell.

Leia também: Trump eleva crítica a Powell por juros e diz que poderia forçar sua saída do Fed

“Há praticamente unanimidade entre os economistas de que a independência monetária da interferência política — que o Fed ou qualquer banco central seja capaz de fazer o trabalho que precisa fazer — é realmente importante”, disse Goolsbee no programa Face the Nation, da CBS, no domingo.

Na semana passada, Trump — frustrado com o fato de o Fed não ter reduzido as taxas de juros — postou nas redes sociais que a “demissão de Powell está demorando”. O presidente não esclareceu se isso significa que pretende encontrar uma maneira de demitir o chefe do Fed ou se está simplesmente ansioso para que o mandato de Powell termine conforme programado, em maio de 2026.

Nas commodities, os traders de petróleo monitorarão de perto os desenvolvimentos geopolíticos após o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, acusar as forças do Kremlin de violarem a trégua de 30 horas do domingo de Páscoa, declarada pelo presidente russo, Vladimir Putin.

Índices de gerentes de compras do Japão, Europa e EUA oferecerão o primeiro vislumbre coordenado da atividade manufatureira e de serviços desde que as tarifas globais de Trump — agora parcialmente suspensas — foram aplicadas em 2 de abril. Pesquisas empresariais das principais economias também estão no calendário.

Leia também: Powell diz que obrigação do Fed é evitar o aumento da inflação diante de tarifas

Os lucros das empresas americanas também continuam, com a Tesla e a Alphabet sendo as primeiras das chamadas “Sete Magníficas” com divulgação prevista para esta semana.

Na Ásia, a semana começa com a China divulgando as taxas de juros preferenciais na segunda-feira, com economistas prevendo um resultado estável. Em outros lugares, a Indonésia publica dados comerciais de março, enquanto as Filipinas provavelmente registrarão outro superávit na balança de pagamentos em março.

Veja mais em bloomberg.com