Bloomberg — Os investidores voltaram a considerar a possibilidade de um corte de juros mais agressivo do Federal Reserve, com forte queda das taxas no mercado de Treasuries e uma nova dose de incerteza sobre a decisão de política monetária da semana que vem.
Depois de ser praticamente descartada nos últimos dias, a probabilidade de um corte de 50 pontos-base implícita nos juros futuros americanos voltou a mais de 40%.
O gatilho para a reprecificação foi uma reportagem do Wall Street Journal na quinta-feira (12), dizendo que os dirigentes do Fed estariam considerando se reduzirão a taxa básica em apenas um quarto de ponto percentual ou meio.
O debate sobre o tamanho do primeiro corte de juros do Fed neste ciclo domina a atenção dos mercados há semanas. Embora dados recentes de inflação e do mercado de trabalho tenham reforçado o argumento por um movimento comedido, isso não anulou completamente a especulação sobre uma redução mais agressiva. Isso significa dias voláteis pela frente até a decisão de 18 de setembro.
Se os preços “permanecerem onde estão atualmente, seria a primeira reunião em anos em que há uma séria incerteza sobre a decisão de juros”, disseram analistas do Deutsche Bank, incluindo Henry Allen, em uma nota.
Leia também: Por que os riscos de recessão voltaram a preocupar investidores em Wall St
Os rendimentos que os investidores exigem para comprar notas de dois anos do Tesouro americano chegaram a cair quase 7 pontos-base nesta sexta-feira, para 3,57%. O yield dos Treasuries de 10 anos caiu até 5 pontos-base, para 3,62%. O dólar se enfraqueceu frente às principais moedas.
“O Fed poderia, sem dúvida, fazer um corte maior de 50 pontos-base”, disse Prashant Newnaha, estrategista sênior de renda fixa para Ásia-Pacífico do TD Securities, em Singapura.
Mas outros temem que um corte de meio ponto percentual pelo Fed na próxima semana seja uma reação exagerada, e que a economia não precise urgentemente de uma política monetária tão flexível.
“O mercado está se precipitando um pouco”, disse Mark Dowding, diretor de investimentos do RBC BlueBay. Ele disse que o Fed provavelmente reduzirá os juros gradualmente, começando com um corte de 25 pontos-base. “Do nosso ponto de vista, parece que a economia está indo bem.”
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também:
Crise da previdência: depois de meio século, China eleva idade de aposentadoria