Bloomberg — As ações na Ásia estão preparadas para abrir em baixa, já que os valores mobiliários dos EUA apresentaram resultados mistos e os títulos subiram depois que dados destacaram uma desaceleração gradual na economia dos EUA, reforçando a especulação de que o Federal Reserve encerrará sua campanha de elevação das taxas. O petróleo despencou.
Os futuros de ações na Austrália e no Japão caem, enquanto os contratos em Hong Kong despencaram.
O índice Golden Dragon - um indicador das ações chinesas listadas nos EUA - caiu 3,1%, pressionado por uma queda de 9% na Alibaba Group Holding após o cancelamento da separação de seu gigantesco negócio de computação em nuvem. O índice S&P 500 subiu ligeiramente, enquanto o Dow Jones Industrial Index recuou.
Nos títulos do Tesouro, os rendimentos diminuíram à medida que os investidores acompanhavam de perto outra série de dados econômicos na quinta-feira, com o aumento contínuo das inscrições para benefícios de desemprego nos EUA atingindo o maior patamar em quase dois anos. A produção industrial caiu mais do que o esperado e o sentimento dos construtores de casas atingiu o mais baixo em 2023. O dólar se estabilizou nas primeiras negociações asiáticas após ganhar na sessão anterior.
“As defasagens na política monetária estão alcançando a economia agora - desde os custos de insumos até a produção industrial e o emprego”, disse Jamie Cox, da Harris Financial Group. “Agora, a luta muda da inflação para preservar o crescimento econômico e evitar a recessão. Os cortes nas taxas estão mais próximos do que as pessoas pensam.”
A governadora do Fed, Lisa Cook, observou que está atenta ao risco de uma desaceleração econômica desnecessariamente acentuada, apontando para tensões em alguns setores devido a condições financeiras mais restritas. A presidente do Federal Reserve Bank de Cleveland, Loretta Mester, disse à CNBC que ainda não decidiu se outro aumento é necessário, acrescentando que os funcionários têm tempo para observar como a economia está evoluindo.
Embora ainda seja cedo para o Fed declarar vitória sobre a inflação - e os cortes nas taxas ainda estejam distantes - números como os recentes devem diminuir as preocupações persistentes sobre um aumento adicional, de acordo com Chris Larkin, da E*Trade do Morgan Stanley.
“A questão agora é se esse tipo de ‘dados favoráveis ao Fed’ continuará a fornecer impulso otimista para o mercado de ações”, observou ele.
As ações dos EUA oscilaram após um rali de níveis “vendidos demais”, impulsionado por apostas de que o banco central encerrou as elevações das taxas - e potencializado pela cobertura de posições vendidas. O S&P 500 ainda está a caminho de seu melhor mês em mais de um ano. O recente rali foi resultado de investidores percebendo que o Fed provavelmente encerrou sua campanha de aumento das taxas, de acordo com James Demmert, diretor de investimentos da Main Street Research.
“Outras coberturas de posições vendidas, junto com investidores institucionais e de varejo estando com menos ações do que o normal, provavelmente continuarão impulsionando o mercado até o final do ano”, disse ele.
Enquanto isso, os ativos de fundos do mercado monetário atingiram uma alta recorde pela segunda semana consecutiva, à medida que as taxas de juros acima de 5% e a volatilidade nos mercados de renda fixa levaram os investidores a refúgios.
O petróleo estendeu as quedas na quinta-feira e negociou abaixo de US$ 73 por barril, à medida que as negociações de seguimento de tendência aceleraram as perdas desencadeadas pelo aumento dos estoques e pela falha nos níveis de suporte técnico chave.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também
Ibovespa fecha em alta de 1,2% com juros, inflação e petróleo em retração
Itaú BBA vê Ibovespa a 145.000 pontos com juro de um dígito
© 2023 Bloomberg LP