Investidores reagem à iminência de vitória de Trump: futuros e dólar ganham força

Moeda americana vai ao maior patamar em quatro anos e meio com a perspectiva de vitória do ex-presidente; rendimento de títulos do Tesouro avança e bitcoin chega a US$ 75.000

Por

Bloomberg — As crescentes perspectivas de vitória de Donald Trump nas eleições para a presidência dos Estados Unidos repercutem nos mercados globais nesta manhã de quarta-feira (6): os futuros de ações dos EUA sobem, os rendimentos do Tesouro saltam e o dólar vai ao maior patamar desde março de 2020.

Os futuros do S&P 500 subiram 2%, os rendimentos de 10 anos avançaram 13 pontos-base para uma alta de 4,40% em quatro meses, enquanto o bitcoin atingiu um recorde de US$ 75.000 - movimentos que refletem que o candidato republicano está prestes a reconquistar a Casa Branca.

Trump declarou vitória em um discurso para seus apoiadores perto das 5h da manhã no horário de Brasília - 3h na Flórida -, depois que os últimos resultados mostraram que ele venceu nos estados-chave da Pensilvânia e da Geórgia; e que os republicanos ganharam o controle do Senado dos EUA.

O Bloomberg Dollar Spot Index subiu 1,5%. O peso mexicano caiu 3%, enquanto o iene japonês e o euro caíram pelo menos 1,5%.

Leia mais: Ao vivo: acompanhe a apuração - Trump chega a 267 votos e já declara vitória

Os contratos do Russell 2000 Index subiram 5,1%, dado que empresas menores com operações tipicamente domésticas são vistas como potenciais ganhadoras em uma vitória republicana, diante da postura protecionista do partido.

A perspectiva de uma vitória de Trump alimentou o nervosismo em mercados asiáticos, com o yuan offshore em queda junto com as ações em Hong Kong, pois investidores precificam um possível aumento nas tensões comerciais. Os futuros das ações europeias subiam após reverterem as perdas anteriores.

Um grupo de investidores em Wall Street aposta que a postura de Trump em relação a política industrial, cortes de impostos corporativos e tarifas impulsionará as ações e poderá alimentar a inflação - estimulando o aumento dos rendimentos dos títulos e do dólar americano, dado que essa combinação deve levar a juros mais elevados por parte do Federal Reserve.

Criptomoedas, por sua vez, são vistas como beneficiadas pelo relaxamento da regulamentação e pelo apoio público de Trump à moeda digital.

“Os mercados parecem estar se posicionando para o Trump trade, o que fica evidente em um dólar mais alto, um bitcoin mais caro e pressões sobre o iene, o euro e o peso mexicano”, disse Charu Chanana, estrategista-chefe de investimentos da Saxo Markets.

A mesa de operações do Goldman Sachs disse que uma vitória dos republicanos pode fazer com que o S&P 500 suba 3% em um primeiro momento, enquanto uma queda do mesmo tamanho seria possível se os democratas ganhassem tanto a presidência quanto o Congresso.

Uma nota do Morgan Stanley dizia que o apetite para assumir riscos poderia diminuir no caso de uma vitória dos republicanos, já que as preocupações fiscais alimentam os rendimentos, mas, se os mercados de títulos aceitarem esse quadro, ações cíclicas sensíveis ao crescimento devem subir.

-- Com a colaboração de Andre Janse van Vuuren.

-- Em atualização.

Veja mais em bloomberg.com

©2024 Bloomberg L.P.