Inflação nos EUA, IGP-10 e os principais assuntos na semana que começa

Em semana mais curta no Brasil por conta do feriado prolongado de Carnaval, dados de inflação nos Estados Unidos (CPI) são destaque

Consumidores em loja no bairro do Soho, Nova York
Por Josue Leonel
11 de Fevereiro, 2024 | 05:26 PM
Últimas cotações

Bloomberg — Os dados de inflação medidos pelo CPI nos Estados Unidos, que serão divulgados quando o mercado brasileiro estiver fechado no feriado de Carnaval, devem ser um fator de cautela para o investidor.

No Brasil, a pesquisa Focus e o IGP-10 mobilizam os operadores de juros futuros após um Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) salgado. Destaque ainda para o vencimento de opções da bolsa.

PUBLICIDADE

Confira a seguir os principais assuntos da semana que começa:

CPI americano

O mercado aguarda o CPI dos EUA, que sai na terça-feira (13) e deve afinar as apostas para as próximas decisões do Federal Reserve. As expectativas de cortes de juros em março, e mesmo em maio, diminuíram com dados fortes de empregos e falas hawkish (favoráveis a juros mais altos) de dirigentes do BC americano.

Dado do varejo também tende a gerar volatilidade. Na Europa, o PIB do Reino Unido pode mostrar o país em recessão técnica, segundo a Bloomberg Economics. A inflação na Argentina deverá mostrar nova alta em janeiro, na esteira da desvalorização de 54% do peso em meados de dezembro.

PUBLICIDADE

Focus e IGP-10

O mercado monitora a pesquisa Focus após o feriado de Carnaval, na esteira do IPCA acima do previsto de janeiro, pressionado por preços de alimentos e serviços.

A curva de juros passou a precificar uma Selic final na casa de 9,5% diante da resiliência da alta de preços. A FGV divulga o IGP-10 de fevereiro na sexta-feira (16).

Vencimento de opções

A B3 tem o vencimento de opções sobre o Ibovespa no dia 14 e sobre ações no dia 16. A agenda dos próximos dias parece esvaziada pelo feriado prolongado, mas há expectativa sobre a oferta de ações do Pão de Açúcar (PCAR3), que deve sair após o balanço, e sobre venda de ativos, como a que a EDP Brasil (ENBR3) pretende retomar com suas hidrelétricas.

PUBLICIDADE

Negociações com Congresso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu ao presidente da Câmara, Arthur Lira, que a partir de agora terá um canal direto com ele, durante reunião entre ambos na manhã de sexta-feira (9) no Palácio da Alvorada, segundo o jornal Folha de S. Paulo.

Um dos pontos de divergência do governo com parlamentares envolve a reoneração da folha de pagamentos, importante para o ajuste fiscal. O ministério da Fazenda e o Congresso negociam mudanças no prazo e no alcance da reoneração, disse o jornal Estado de S. Paulo, sem revelar como obteve a informação.

Lula na África

Lula fará, nesta semana, a segunda viagem oficial do atual mandato ao continente africano, com compromissos no Egito, entre os dias 14 e 15 de fevereiro, e Etiópia, entre 16 e 18, segundo o site do governo.

PUBLICIDADE

Na capital etíope, Adis Abeba, ele vai participar como convidado da 37ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana. Os dois países se tornaram integrantes do Brics em 2024.

Veja mais em bloomberg.com

Leia também:

Novo streaming de esporte com ESPN pode acelerar derrocada da TV paga

Wegovy 2.0? Como nova pílula para perda de peso criou um dilema para Novo Nordisk