Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) registrou seu melhor pregão do ano nesta quarta-feira (15), acompanhando o otimismo no exterior após a divulgação de dados de inflação mais brandos que o esperado nos Estados Unidos. O principal índice da B3 subiu 2,81%, e encerrou o dia aos 122.650 pontos.
O índice de preços ao consumidor americano (CPI, na sigla em inglês), um dos indicadores de inflação mais observados para decisões de política monetária, veio abaixo do esperado. O CPI de dezembro avançou 3,2%, abaixo das projeções de 3,3% do mercado.
A surpresa alimenta expectativa de novos cortes de juros nos EUA. No câmbio, a notícia tirou força do dólar globalmente. Contra o real, a moeda fechou em queda de 0,36%, cotada a R$ 6,024.
As bolsas no exterior também registram um dia de forte alta, com os três principais índices de ações americanos avançando mais de 1,5% nesta quarta-feira. O Dow Jones subiu 1,65% e o S&P500 teve alta de 1,83%. A maior alta, no entanto, ficou com o índice de tecnologia Nasdaq, que avançou 2,45%.
A renda variável se beneficia também da divulgação dos balanços dos bancos americanos no quarto trimestre de 2024. BlackRock, JPMorgan e Goldman Sachs superaram as estimativas dos analistas para o período com um forte desempenho das receitas.
Notícias do Oriente Médio também trouxeram alívio para as incertezas nos mercados globais. Na tarde de hoje, a Bloomberg News informou que Israel e Hamas concordaram com um acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza, segundo fontes ouvidas pela reportagem. O movimento representa uma pausa – pelo menos temporária – na guerra em Gaza após 15 meses de conflito.
– Com informações da Bloomberg News.
Leia também
Após recorde de ativos sob gestão, CEO da BlackRock diz que é ‘apenas o começo’
Itaú BBA corta estimativa do Ibovespa por custo de capital elevado e cenário macro
Inflação global permanecerá alta por anos, indica pesquisa com 1.400 economistas