Ibovespa cai com ações da Prio em queda; IPCA-15 fica abaixo do esperado

Índice virou para queda apesar de IPCA-15 de setembro ter ficado em 0,13%, após taxa de 0,19% registrada em agosto e abaixo do 0,28% esperado no consenso de economistas ouvidos pela Bloomberg

Ibovespa sobe com prévia da inflação mais fraca que o esperado em setembro, segundo o IBGE
Por Bloomberg Línea
25 de Setembro, 2024 | 10:21 AM

Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) recuava nesta quarta-feira (25), puxado pela queda em ações como Prio (PRIO3) e B3 Balcão (B3SA3), apesar de a prévia da inflação ao consumidor ter ficado abaixo do esperado.

Às 14h55, o principal índice dos mercados brasileiros tinha queda de 0,39%, aos 131.640 pontos. O dólar, por sua vez, subia 0,29%, cotado a R$ 5,47.

No mesmo horário, as ações da Prio caíam 3,39%, enquanto a B3 tinha queda de 3,34%.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de setembro, uma prévia da inflação, nesta manhã.

PUBLICIDADE

Leia mais: Minério de ferro se aproxima de US$ 100 a tonelada após estímulos da China

Segundo o IBGE, o IPCA-15 de setembro ficou em 0,13%, após taxa de 0,19% registrada em agosto, abaixo do esperado por economistas ouvidos pela Bloomberg News. A expectativa consensual apontava para aceleração para 0,28% na comparação mensal.

No ano, o IPCA-15 acumula alta de 3,15%. No acumulado dos últimos 12 meses, a taxa é de 4,12%, abaixo dos 4,35% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. O consenso de economistas projetava que o indicador tivesse chegado a 4,29%.

Para Claudia Moreno, economista do C6 Bank, a desaceleração da inflação de serviços de setembro, no entanto, não deve ser uma tendência.

“Os dados de inflação apresentam volatilidade e vamos acompanhar os próximos números. Continuamos vendo a inflação de serviços pressionada pelo mercado de trabalho aquecido e ganhos salariais acima da produtividade. Além disso, fatores climáticos, como a seca que afeta os reservatórios das hidrelétricas, também colocam peso no preço da conta de luz”, afirmou.

Leia também: Para a 3M, Brasil pode passar de polo regional a hub global de exportações

Cenário externo

As ações dos Estados Unidos caíram enquanto os investidores avaliam o caminho do Fed em relação aos cortes de juros e aguardam os resultados da Micron Technology. para obter mais detalhes sobre a demanda por inteligência artificial.

PUBLICIDADE

O S&P 500 caiu após lutar por direção mais cedo. O Nasdaq 100 oscilou. O rendimento do Tesouro dos EUA de 10 anos está em torno de 3,77%.

-- Com informações de Bloomberg News.