Ibovespa sobe em dia de feriado nos EUA; Pão de Açúcar tem alta de 22% e Gol cai

Ações da varejista subiram 22,5% com as expectativas para um aumento de capital; já a Gol liderou as perdas com notícias sobre possível pedido de recuperação judicial nos EUA

Por

Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) encerrou em alta de 0,41% nesta segunda-feira (15), aos 131.520 pontos, em dia de baixo volume de negociação no mercado financeiro em razão de um feriado nos Estados Unidos que manteve as bolsas fechadas em Nova York. O dólar subiu 0,18%, a R$ 4,86. O mercado americano volta a abrir nesta terça-feira (16).

Apesar de abrir em queda, o índice brasileiro passou a subir durante a tarde. A maior alta foi a das ações do Grupo Pão de Açúcar (PCAR3), que subiram 22,5% conforme as expectativas para um aumento de capital da companhia aumentam. Na semana passada, as ações já haviam registrado ganho acima de dois dígitos.

Entre as empresas de maior valor de mercado, as ações preferenciais da Petrobras (PETR3; PETR4) subiram 1,07%, mesmo com baixa do petróleo. Os papéis dos bancos subiram, com altas de 1,96% do Banco do Brasil (BBSA3), 0,38% do Bradesco e 0,18% do Itaú (ITUB4). Por outro lado, as ações da Vale (VALE3) caíram 0,20%.

Além da Petrobras, outras empresas do setor de petróleo se valorizaram em dia de queda dos preços da commodity. A avaliação do mercado é de que as chances de alta do barril são prováveis, em meio às tensões geopolíticas no Oriente Médio. A PRIO (PRIO3) subiu 2,21%.

No foco dos investidores desde que aprovou a incorporação de Furnas em assembleia, a Eletrobras (ELET6) subiu 1,95%.

A Gol (GOLL3) liderou a lista das maiores quedas, caindo 6,05% após a notícia de que a companhia poderia pedir recuperação judicial nos Estados Unidos.

No ano, o Ibovespa acumula queda de 1,99% até o pregão de hoje.

Os papéis de maior valorização foram:

Grupo Pão de Açúcar com 22,55%

Assaí com 3,16%

Equatorial Energia com 2,21%

Já os de pior desempenho foram:

Soma com -3,06%

Arezzo com -3,08%

CSN Mineracao com -3,21%

- Conteúdo elaborado com auxílio de dados automatizados da Bloomberg.

Leia também

BlackRock vê apostas otimistas demais em cortes de juros pelo Federal Reserve