Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) fechou esta terça-feira (21) com resultado positivo, acompanhando o cenário global otimista após a posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos.
O principal índice da B3 registrou alta de 0,39%, aos 123.338 pontos.
O dólar acompanhou a tendência internacional de queda e recuou 0,18% ante o real, cotado a R$ 6,03. O índice DXY, que mede o desempenho da moeda americana contra uma cesta de divisas fortes, recuou 0,11%.
No exterior, o Dow Jones avançou 1,24%, enquanto os contratos do S&P500 e o Nasdaq tiveram altas de 0,88% e 0,64%, respectivamente.
O alívio para as bolsas globais veio após a agenda tarifária do novo presidente americano ter sido mais branda que o esperado. O fato de a China não ter sido incluída nas primeiras medidas trouxe alívio aos mercados – bem como a ausência de uma uma tarifa universal imediata.
Trump não impôs novas tarifas em seu primeiro dia no cargo, embora tenha indicado que pretende taxar em 25% seus dois vizinhos mais próximos, Canadá e México, até 1º de fevereiro.
As moedas mexicana e canadense estiveram entre as de pior desempenho entre as 30 principais moedas nesta terça-feira, com o peso e o dólar canadense caindo cerca de 1%.
– Com informações da Bloomberg News.
Leia também
Como Xi Jinping escapou das tarifas iniciais de Trump e ganhou tempo para a China
Presidente do México pede ‘cabeça fria’ após primeiros decretos de Trump