Ibovespa cai com Petrobras em queda

China deu um impulso à sua economia - e às expectativas de investidores - com uma série de medidas de estímulo na última semana e nesta segunda-feira; dólar opera com leve alta

Ibovespa sobe neste dia 30 de setembro com investidores de olho em estímulos econômicos da China
Por Bloomberg Línea
30 de Setembro, 2024 | 10:57 AM

Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) operava em queda nesta segunda-feira (30), avesso aos mercados globais ainda na esteira de estímulos econômicos na China, e impulsionado pela queda nas ações da Petrobras (PETR3; PETR4).

Às 14h40, no horário de Brasília, o principal índice dos mercados brasileiros caía 0,26%, aos 132.378 pontos. O dólar, por sua vez, avançava 0,35%, a R$ 5,45.

PUBLICIDADE

No mesmo horário, as ações preferenciais da Petrobras (PETR4) caíam 0,11% e as ordinárias (PETR3) caíam 0,73%.

A China deu um impulso à sua economia com uma série de medidas de estímulo na última semana. As ações vão desde a flexibilização monetária até o suporte para o setor imobiliário em dificuldades.

Leia mais: China reduz juros do financiamento imobiliário em nova medida de apoio ao setor

PUBLICIDADE

Embora alguns detalhes ainda estejam em falta nas medidas divulgadas, o ritmo e a intensidade incomuns dos anúncios sinalizaram um senso de urgência em Pequim para colocar o crescimento de volta nos trilhos, visando a meta de cerca de 5%. E isso elevou o sentimento de apetite a risco no mercado.

Cenário externo

As ações e os títulos dos EUA oscilaram na segunda-feira enquanto os investidores aguardavam as declarações do presidente do Federal Reserve (Fed) mais tarde na sessão.

O S&P 500 ficou praticamente inalterado, com as quedas da Amazon e da Nvidia pesando sobre o índice de referência. Apesar da fraqueza de segunda-feira, um rali recorde colocou o índice de ações em caminho para seu quarto trimestre consecutivo de ganhos — a sequência de vitórias mais longa desde 2021.

-- Com informações de Bloomberg News.