Ibovespa sobe com dados econômicos no Brasil e nos EUA antes de PCE; dólar cai

No cenário corporativo, atenção se volta para a operação da PF envolvendo ex-diretores da Americanas, bem como para a oferta da Sabesp

Trading floor da NYSE
27 de Junho, 2024 | 10:36 AM

Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) avança nesta quinta-feira (27), com os investidores de olho na divulgação de dados econômicos tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos.

Por volta das 14h55 (horário de Brasília), o principal índice de ações do mercado brasileiro era negociado aos 123.782 pontos, em alta de 0,94%. O dólar, por sua vez, caia 0,13%, a R$ 5,51.

No cenário corporativo, as atenções se voltam para a Americanas (AMER3). Pela manhã, cerca de 80 policiais federais foram mobilizados para cumprir dois mandados de prisão preventiva e 15 de busca e apreensão nas residências de ex-diretores da Americanas no Rio de Janeiro.

Leia mais: Nova dinâmica do setor externo não está na conta do mercado, diz Monte Bravo

PUBLICIDADE

A operação da PF acontece cerca de um ano depois de a fraude contábil da ordem de R$ 25 bilhões da Americanas ser exposta.

Destaque também para a Sabesp (SBSP3), que recebeu apenas uma proposta, da Equatorial, para se tornar acionista âncora e comprar 15% da companhia na oferta pública de privatização, segundo fontes da Bloomberg News.

A Aegea, empresa de capital fechado que tem o GIC, fundo soberano de Singapura, e a Itaúsa (ITSA4) como acionistas e que também avaliava participar do negócio, desistiu de competir pelo ativo, disseram duas pessoas que pediram anonimato ao discutir informações privadas.

Mais cedo, o Banco Central (BC) publicou o relatório trimestral de inflação, que trouxe uma revisão para cima na projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2024, de 1,9% para 2,3%.

Com relação à inflação, as projeções indicam que no acumulado de quatro trimestres cairá de 4,6%, em 2023, para 4,0% em 2024, bem como para 3,4% em 2025 e 3,2% em 2026, ainda acima da meta de 3,00%.

Segundo o BC, “as projeções de inflação para 2024 e 2025 aumentaram devido a uma atividade econômica mais forte, aumento das expectativas de inflação, depreciação cambial, inércia da projeção de curto prazo e utilização de taxa de juros neutra maior”.

Na agenda do dia, a inflação do aluguel, medida pelo Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), subiu 0,81% em junho, abaixo do esperado pelo mercado.

PUBLICIDADE

Cena externa

No exterior, o S&P 500 oscilou em torno de 5.480. As megacaps tiveram desempenhos mistos, com a Amazon em alta e a Nvidia em queda. A Micron Technology afundou, pois sua previsão não atendeu às altas expectativas. A Walgreens Boots Alliance despencou cerca de 25% após reduzir sua orientação.

O presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic, disse que continua a esperar uma redução de juros este ano, no quarto trimestre, em meio a sinais de que a inflação retomou sua queda.

Sua projeção ecoa a do Comitê Federal de Mercado Aberto. No início deste mês, os funcionários do Fed indicaram apenas uma redução de juros para 2024, em comparação com as três projetadas em março, de acordo com a previsão mediana.

--Com informações de Bloomberg News

Tamires Vitorio

Jornalista formada pela FAPCOM, com experiência em mercados, economia, negócios e tecnologia. Foi repórter da EXAME e CNN e editora no Money Times.