Ibovespa sobe após Trump moderar discurso contra Powell; dólar recua a R$ 5,68

No mercado externo, o S&P500 sobe quase 3%; A moeda estrangeira recua 0,82% contra o real nesta quarta-feira

Alívio nas tensões causadas pelo presidente americano fortalece bolsas internacionais e influencia também o Brasil
23 de Abril, 2025 | 11:16 AM

Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) opera em forte alta nesta quarta-feira (23), em um movimento que acompanha o das bolsas internacionais. O principal índice da B3 avança 1,79% por volta das 11h, aos 132.798 pontos.

O clima positivo é reflexo do mercado internacional, onde o S&P500 sobe quase 3%. O índice de tecnologia Nasdaq e o Dow Jones também registram fortes altas, de 3,98% e 2,57%, respectivamente.

PUBLICIDADE

O otimismo ocorre após novos recuos nas tensões causadas pelo presidente americano Donald Trump tanto na guerra comercial com a China quanto em seus ataques à autonomia do Fed (Federal Reserve, o banco central americano).

Depois de dizer em uma postagem no Truth Social que a demissão de Jerome Powell, presidente do Fed, “não poderia vir rápido o suficiente”, Trump voltou atrás nesta quarta-feira (23).

“Não tenho intenção de demiti-lo. Gostaria que ele fosse um pouco mais ativo em termos de sua ideia de reduzir as taxas de juros”, afirmou o presidente a repórteres nesta quarta-feira.

PUBLICIDADE

Vale lembrar que, na sexta-feira (18), o diretor do Conselho Econômico Nacional de Trump, Kevin Hassett, disse aos repórteres que Trump estava estudando a possibilidade de demitir Powell, causando um derretimento das bolsas internacionais no pregão de segunda-feira (21).

O clima positivo do dia também está relacionado ao alívio das tensões entre EUA e China. Trump disse a repórteres na terça-feira que planejava ser “muito gentil” com a China em quaisquer negociações comerciais e que as tarifas seriam reduzidas se os dois países conseguissem chegar a um acordo.

O alívio nas tensões também tira força do dólar, que recua 0,82% contra o real nesta quarta-feira, cotado a R$ 5,68.

PUBLICIDADE

- Com informações da Bloomberg News.

Leia também

Ações globais sobem após Trump sinalizar que não planeja demitir Powell

PUBLICIDADE

Ele previu o fim do excepcionalismo dos EUA. E agora não vê retomada do mercado

Secretário do Tesouro dos EUA diz esperar alívio em guerra tarifária com a China

Beatriz Quesada

Jornalista especializada na cobertura econômica. Formada pela USP, escreve sobre mercados, negócios e setor imobiliário. Tem passagens por Exame, Capital Aberto e BandNews FM.