Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) opera em alta nesta quinta-feira (3) após o Brasil receber a tarifa mínima de 10% entre as anunciadas por Donald Trump na tarde de quarta-feira (2). O principal índice da B3 tem alta de 0,78% por volta das 11h15, aos 132.209 pontos.
O dólar, por sua vez, tem um dia de forte queda global com investidores preocupados com uma possível recessão nos Estados Unidos após as novas tarifas de Trump. A moeda americana cai 1,71% e é cotada a R$ 5,60.
O anúncio de Trump marca uma escalada na guerra comercial que afetou 50 países e blocos. O presidente americano anunciou uma tarifa mínima de 10% a todos os exportadores para os EUA, além de tarifas adicionais a cerca de 60 países com os maiores desequilíbrios comerciais.
Uma das maiores tarifas será aplicada sobre produtos da China, com uma alíquota de 34%; países da União Europeia, outro importante parceiro comercial, serão taxados em 20%.
A amplitude e a severidade dos impostos ameaçam as cadeias de suprimentos globais, e podem levar a uma alta da inflação nos EUA, além de uma desaceleração econômica que, no cenário mais pessimista, levaria à recessão.
Os índices futuros americanos operam em forte queda, afundando até 4%. Dow Jones futuro tem baixa de 3,41%, S&P500 futuro recua 3,75% e os futuros do Nasdaq caem 4,15%.
Na Europa, o índice pan-europeu Stoxx 600 recua 2,37%.
- Com informações da Bloomberg News.
Leia também
Tarifas de Trump reforçam ameaça à economia global e aceleram ajuste aos riscos
Mercado aposta em mais cortes de juros pelo Fed após tarifas recíprocas de Trump
Michael Bloomberg: os EUA estão a caminho de um colapso fiscal