Ibovespa sobe após divulgação de dados sobre aumento do PIB, dólar fica estável

Índice da bolsa subiu 0.72% após anúncio de que a economia do Brasil superou as expectativas no terceiro trimestre e cresceu 0,90%

After Hours
03 de Dezembro, 2024 | 06:43 PM

Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) se recuperou parcialmente de quedas registradas nos últimos dias e subiu 0,72% nesta terça-feira (2). O principal índice da bolsa atingiu 126.139 pontos.

A Ambev (ABEV3) foi a maior contribuição para a alta do índice, com ganho de 4,5%. Enquanto isso, a Brava Energia (BRAV3) teve o maior avanço, em alta de 9,1%.

PUBLICIDADE

O dólar (USDBRL) fechou praticamente estável, após cinco dias de recordes de valor nominal, com leve baixa de 0,05%, cotado a R$ 6,06.

Pela manhã, o IBGE divulgou que a economia do Brasil superou as expectativas no terceiro trimestre, impulsionada por um forte consumo das famílias e gastos do governo. O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 0,90% no período de julho a setembro em comparação ao segundo trimestre. A expansão foi sustentada por uma demanda doméstica robusta, que se manteve firme apesar dos custos de empréstimos em dois dígitos.

Leia também: Com impulso de consumo das famílias, PIB do Brasil cresce 0,9%, acima do esperado

PUBLICIDADE

O desemprego em níveis historicamente baixos e os salários mais altos impulsionaram o crescimento neste ano. Pelo terceiro trimestre consecutivo em 2024, o crescimento trimestral superou as previsões dos analistas.

Fechamento dos mercados nesta terça-feira (3)

Um aumento de 0,9% nos serviços, que representam mais de dois terços da economia brasileira, impulsionou o crescimento no período. A produção industrial cresceu 0,6%, com trabalhadores nas fábricas e canteiros de obras atendendo às demandas, enquanto o setor agrícola recuou 0,9%.

Apesar do crescimento, investidores têm deixado ativos locais devido a frustrações com a política fiscal, que se intensificaram na semana passada, quando o governo revelou um plano para cortar 70 bilhões de reais em despesas nos próximos dois anos — abaixo das expectativas.

PUBLICIDADE

A decepção com o plano provocou perdas no mercado de ações brasileiro, enquanto a moeda atingiu o menor valor já registrado em relação ao dólar.

Leia também: Anunciar corte de gastos com isenção de IR pode se mostrar uma conta cara para Lula

No exterior, o rali que havia levado as ações a uma série de máximas históricas mostrou sinais de exaustão, e os investidores aguardam relatório de empregos desta semana e os comentários de Jerome Powell para obter pistas sobre se o Federal Reserve cortará as taxas de juros em dezembro. Poucos dias antes da divulgação do relatório de empregos dos EUA, os dados mostraram que as vagas de emprego aumentaram enquanto as demissões diminuíram, o que sugere que a demanda por trabalhadores está se estabilizando.

PUBLICIDADE

As ações americanas lutaram para avançar, após um salto de mais de US$ 11 trilhões no S&P 500 neste ano, que levou o índice a níveis próximos de sobrecompra. Com um ganho negligenciável na terça-feira, o índice alcançou seu 55º recorde em 2024.

Operadores de Wall Street também evitaram fazer apostas mais arriscadas em meio à intensa volatilidade nos ativos sul-coreanos, depois que o presidente Yoon Suk Yeol anunciou que suspenderia um decreto de lei marcial, poucas horas após o anúncio inicial da decisão.

-- Com informações da Bloomberg News.