Ibovespa sobe após ata do Copom deixar futuras decisões sobre juros em aberto

No documeto, os diretores do BC afirmaram que “o ritmo e a magnitude dos ajustes na Selic” serão ditados “pelo firme compromisso de convergência da inflação à meta”

Ibovespa sobe após ata do Copom deixar futuras decisões sobre juros em aberto
Por Bloomberg Línea
24 de Setembro, 2024 | 10:34 AM

Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) operava em alta nesta terça-feira (24) após a divulgação da ata do Comitê de Política Monetária (Copom).

Às 13h44, no horário de Brasília, o principal índice dos mercados brasileiros subia 1,26%, aos 132.218 pontos. O dólar, por sua vez, caía 1,38%, cotado a R$ 5,46.

O Banco Central (BC) divulgou na manhã desta terça-feira a ata da última reunião do Copom, que decidiu por unanimidade na semana passada aumentar a Selic em 0,25 ponto percentual, para 10,75% ao ano.

O documento deixa em aberto os próximos passos do BC em relação à Selic.

PUBLICIDADE

Na ata, os diretores do BC afirmaram que “o ritmo e a magnitude dos ajustes na Selic” [...] “serão ditados pelo firme compromisso de convergência da inflação à meta” [...] e “dependerão do comportamento da inflação [...], das projeções econômicas e dos riscos observados”, o que sinaliza uma postura de cautela.

O Copom destacou a resiliência da atividade econômica e do mercado de trabalho no Brasil, que apresentou “dinamismo maior do que o esperado”. O BC salienta que a inflação no Brasil continua acima da meta, com as projeções para 2024 e 2025 em 4,3% e 3,7%, respectivamente.

Cenário externo

As ações dos EUA apagaram as perdas depois que a confiança do consumidor inesperadamente caiu no maior nível em três anos, abalando a convicção dos investidores de que o Federal Reserve poderia conseguir um “pouso suave” para a economia.

O índice S&P 500 permaneceu praticamente inalterado — o referencial de ações havia atingido um recorde de fechamento na sessão anterior.

O índice Nasdaq 100 subiu 0,1%, revertendo as perdas após o índice de sentimento da Conference Board registrar a maior queda desde agosto de 2021, de acordo com dados divulgados na terça-feira.

-- Com informações de Bloomberg News