Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) fechou em alta nesta quinta-feira (5). O principal índice da bolsa subiu 1,40% e ficou em 127.857 pontos. O desempenho ocorreu após o recuo de 0,04% na sessão anterior.
O movimento desta quinta foi o maior desde alta de 1,7% em 22 de novembro de 2024.
Entre as ações, o Itaú foi a maior contribuição para a alta do índice, com avanço de 2,1%. Eletrobras, por sua vez, subiu 4%. Hoje, 73 de 86 ações subiram, enquanto 11 caíram.
O dólar (USDBRL) voltou a recuar e fechou o dia com queda de 0,63%, cotado a R$ 6,00.
O avanço da agenda fiscal no Congresso contribuiu para a alta do índice no cenário doméstico. Na quarta-feira (4), a Câmara dos Deputados aprovou com urgência o regime da proposta que autoriza o governo a limitar o uso de créditos tributários em um cenário de déficit nas contas públicas.
No exterior, as ações caíram depois que o S&P 500 atingiu seu 56º recorde este ano. Os títulos do Tesouro de curto prazo tiveram um desempenho inferior, com o mercado se mantendo em níveis técnicos críticos.
Em Wall Street, os investidores aguardam os principais dados de emprego que poderão ajudar a determinar se o Federal Reserve cortará ou manterá as taxas de juros em dezembro.
“Teremos um quadro mais completo com o relatório mensal de empregos de amanhã, mas, por enquanto, a história continua sendo a de um mercado de trabalho que ocasionalmente parece se curvar, mas evita quebrar”, disse Chris Larkin, da E*Trade, do Morgan Stanley.
Mais cedo, o Bitcoin chegou a US$ 100.00 após a escolha de Donald Trump por Paul Atkins para liderar a Securities and Exchange Comission (SEC), que tem uma posição pró agenda de criptoativos.
Leia também: A favor de criptos e contra penas duras: a escolha de Trump para liderar a SEC
O petróleo caiu depois que a OPEP+ adiou os aumentos de oferta por três meses. Apesar disso, a organização ainda planeja adicionar barris no próximo ano ainda que a perspectiva do mercado seja de excesso de oferta.
-- Com informações da Bloomberg News.