Ibovespa sobe 1,34%, e dólar cai a R$ 5,72 após Trump amenizar sobre Powell e China

No mercado externo, o S&P500 subiu 1,67%; dólar recuou 0,16% contra o real nesta quarta-feira

Por

Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) fechou esta quarta-feira (23), em um movimento que acompanhou o das bolsas internacionais. O principal índice da B3 avançou 1,34% aos 132.216 pontos.

O clima positivo foi reflexo do mercado internacional, onde o S&P500 subiu quase 3% na máxima, e fechou em alta de 1,67%.

O índice de tecnologia Nasdaq e o Dow Jones também registraram fortes altas, de 2,50% e 1,07%, respectivamente.

O alívio nas tensões também tirou a força do dólar, que recuou 0,16% contra o real nesta quarta-feira, fechando a sessão cotado a R$ 5,718.

O otimismo veio na esteira de novos recuos nas tensões causadas pelo presidente americano, Donald Trump, tanto na guerra comercial com a China quanto em seus ataques à autonomia do Fed (Federal Reserve, o banco central americano).

Trump disse na terça-feira (22) que está disposto a ter uma abordagem de menor confronto com a China, e que as tarifas de 145% estão “muito altas”. “[As tarifas] não devem ficar nem perto desse patamar. Elas devem cair substancialmente, mas não serão zeradas”.

O secretário do Tesouro, Scott Bessent, completou nesta quarta-feira que os dois países têm a oportunidade de realizar um grande acordo comercial. “Se eles quiserem rebalancear [as tarifas], vamos fazer isso juntos”.

Sobre a demissão de Jerome Powell, presidente do Fed, Trump afirmou que “não tem intenção demiti-lo”. “Gostaria que ele fosse um pouco mais ativo em termos de sua ideia de reduzir as taxas de juros”, afirmou o presidente a repórteres nesta quarta-feira.

A fala contradiz notícias anteriores sobre a posição de Trump. Na sexta-feira (18), o diretor do Conselho Econômico Nacional de Trump, Kevin Hassett, disse aos repórteres que Trump estava estudando a possibilidade de demitir Powell, causando um derretimento das bolsas internacionais no pregão de segunda-feira (21).

- Com informações da Bloomberg News.

Leia também

Ações globais sobem após Trump sinalizar que não planeja demitir Powell

Ele previu o fim do excepcionalismo dos EUA. E agora não vê retomada do mercado

Secretário do Tesouro dos EUA diz esperar alívio em guerra tarifária com a China