Ibovespa sobe 1,00% puxado pela Vale, e dólar volta a atingir valor nominal recorde

Moeda americana fechou cotada a R$ 6,08, enquanto o principal índice da bolsa brasileira reagiu após queda na sexta-feira anterior

Por

Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) subiu 1,00% nesta segunda-feira (9) e atingiu 127.210 pontos. O bom desempenho foi registrado após o principal índice da bolsa recuar 1,5% no fechamento da sexta-feira da semana anterior.

A Vale (VALE3) foi a maior contribuição para a alta do índice, com ganho de 5,3%. A CSN Mineração (CMIN3) teve o maior avanço, em alta de 6,7%.

O dólar fechou mais uma vez em recorde nominal, cotado a R$ 6,08 - alta de 0,18%.

Analistas do mercado financeiro ouvidos pela Bloomberg News indicaram esperar que o Banco Central aumente a Selic em até 1 ponto percentual, o que levaria a taxa para 12,25% ao ano na quarta-feira (11). O movimento seria justificado pela piora adicional das expectativas inflacionárias e da pressão no câmbio após a frustração com o pacote de contenção de gastos apresentada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Os analistas esperam um tom mais duro no comunicado da reunião, para mostrar que um maior aperto monetário é necessário para reancorar as expectativas, e também avaliam que a decisão deverá ser unânime no último Copom comandado por Roberto Campos Neto, que será substituído em 2025 pelo diretor Gabriel Galípolo.

Leia também: Com câmbio recorde e incerteza fiscal, mercado prevê alta de até 1 ponto da Selic

No exterior, as ações recuaram após uma alta que colocou o mercado no caminho para seu melhor ano desde 2019, com os investidores aguardando dados importantes sobre a inflação que ajudarão a moldar as perspectivas para as taxas de juros do Federal Reserve.

O S&P 500 caiu após uma série de máximas históricas. A Nvidia sofreu queda à medida que a China abriu uma investigação por suspeitas de que a gigante fabricante de chips dos EUA violou leis antitruste em um acordo de 2020.

Leia também: Em novo capítulo de disputa tech com os EUA, China passa a investigar a Nvidia

A publicação de dados como o índice de preços ao consumidor, na quarta-feira (11), oferecerá aos membros do Fed uma última visão do ambiente de preços antes de sua reunião na semana seguinte. Qualquer indicação de que o progresso estagnou no combate à inflação pode minar as chances de um terceiro corte consecutivo nas taxas.

-- Com informações da Bloomberg News.