Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) teve um pregão de recuperação nesta sexta-feira (11), em uma semana marcada pelas incertezas com a guerra comercial entre Estados Unidos e China.
O principal índice da B3 avançou 1,05% aos 127.682 pontos. Com o resultado de hoje, o Ibovespa saiu do negativo no acumulado da semana, subindo 0,36%.
A alta teve ajuda dos papéis da Petrobras (PETR4), que subiram 1,99% acompanhando a retomada do petróleo no mercado internacional. O petróleo Brent, referência para os papéis da Petrobras, avançava 2,16% nesta sexta-feira.
Já a Vale (VALE3), ação com maior peso na carteira do índice, subiu 1,67% acompanhando a alta de 0,67% do minério de ferro.
O dólar também acompanhou o clima de tomada de risco e recuou 0,46% contra o real, cotado a R$ 5,87. Ainda assim, a moeda acumulou alta de 0,61% na semana.

Apesar do alívio, o pregão foi marcado por novo capítulo da guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo, após a China retaliar a última resposta dos EUA.
Nesta sexta-feira, o gigante asiático anunciou que vai aumentar as tarifas sobre todos os produtos norte-americanos de 84% para 125% a partir de 12 de abril. A medida vem após a Casa Branca esclarecer na última quinta-feira (10) que os impostos sobre os produtos chineses subiriam para 145% neste ano.
A China alertou ainda que o país planeja ignorar quaisquer outros aumentos anunciados por Washington a partir de agora, porque as medidas do governo Trump se tornaram uma “piada”.
“Dado que os produtos americanos não são mais comercializáveis na China sob as taxas tarifárias atuais, se os EUA aumentarem ainda mais as tarifas sobre as exportações chinesas, a China desconsiderará tais medidas”, segundo o comunicado do Ministério das Finanças.
Em uma declaração separada, o Ministério do Comércio defendeu que as tarifas excessivamente altas anunciadas pelo presidente americano Donald Trump são pouco mais que um jogo numérico, sem sentido econômico e que revela o uso das tarifas como ferramenta de coerção e intimidação. “Isso se tornou uma piada”, disse a declaração.
Nos Estados Unidos, os principais índices de ações fecharam em alta. O S&P500 subiu 1,81%, o índice de tecnologia Nasdaq avançou 2,06%, enquanto o Dow Jones teve alta de 1,56%.
No Brasil, investidores avaliaram ainda a divulgação da inflação oficial do país, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Os dados divulgados na manhã desta sexta-feira mostram que a inflação anual atingiu o nível mais alto em dois anos no Brasil.
O IPCA avançou 5,48% em março em relação ao ano anterior, um pouco acima da estimativa mediana de 5,45% dos analistas consultados pela Bloomberg. Em uma base mensal, os preços aumentaram 0,56%, abaixo da taxa de 1,31% registrada em fevereiro.
Os números podem adicionar pressão sobre a política monetária do Banco Central. A próxima decisão do BC será divulgada no dia 7 de maio.
- Com informações da Bloomberg News.
Leia também
China eleva tarifas sobre EUA para 125% e chama medidas de Trump de ‘piada’
Momento atual reforça aposta em ativos privados, diz diretor da BlackRock em LatAm
Sob pressão nos EUA, TikTok cresce no mundo e leva receita da ByteDance a US$ 155 bi