Ibovespa sobe 0,41% em dia de posse de Trump nos EUA; dólar cai a R$ 6,04

Mercados reagiram à notícia de que o novo presidente norte-americano decidiu adiar possíveis tarifas a produtos chineses

After Hours
20 de Janeiro, 2025 | 06:47 PM

Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) fechou em alta nesta segunda-feira (20). O principal índice da B3 registrou ganhos de 0,41%, aos 122.855 pontos, o maior nível de fechamento desde 17 de dezembro. Em janeiro, índice subiu 2,1% até agora.

Os mercados em todo o mundo reagiram à posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos e à divulgação das primeiras medidas do novo governo, incluindo a notícia sobre o adiamento de tarifas para produtos da China e de outros países.

PUBLICIDADE

No mercado brasileiro, 60 de 87 ações subiram, enquanto 23 caíram. O Itaú (ITUB4) foi a maior contribuição para a alta do Ibovespa, com ganho de 1,0%. A Braskem (BRKM5) teve o maior avanço, subindo 8,5%.

O dólar fechou em queda de 0,40% ante o real, cotado a R$ 6,04, acompanhando a desvalorização da moeda norte-americana no mundo.

O Banco Central realizou dois leilões da divisa pela manhã, o que contribuiu para a queda das cotações no Brasil.

PUBLICIDADE
Fechamento dos mercados nesta segunda-feira (20)

No exterior, as bolsas dos Estados Unidos ficaram fechadas nesta segunda-feira em razão do Dia de Martin Luther King, mas houve negociação de futuros.

A notícia de que Trump não iria impor tarifas específicas para a China em seu primeiro dia no cargo impulsionou os futuros de ações dos EUA. E o dólar caiu.

Leia também: Trump adia a imposição de tarifas à China e pede estudos sobre taxas, dizem fontes

PUBLICIDADE

Trump tomou posse como presidente e prometeu assinar uma série de ordens executivas no mesmo dia. Por enquanto, essas ordens não incluíram novas tarifas sobre os três maiores parceiros comerciais dos EUA.

Isso sugere que ele pretende adotar uma abordagem mais deliberada nas relações comerciais, enquanto avança rapidamente na implementação de sua agenda política por meio de uma série de decretos.

Os contratos futuros do S&P 500 subiram 0,4%, com Wall Street fechada. Um índice do dólar caiu cerca de 1%, estendendo a retração desde a alta de 13 meses alcançada no início de janeiro.

PUBLICIDADE

Com informações da Bloomberg News.

Leia também

Trump toma posse e diz que ‘nenhum país vai mais tirar vantagem’ dos EUA