Ibovespa recua e dólar sobe; investidor monitora possível plano fiscal

No exterior, mercado reage a resultados de bancos de Wall Street divulgados antes da abertura

Por

Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) operava em queda nesta terça-feira (15), com os investidores de olho no exterior após a divulgação de balanços importantes nos Estados Unidos e no cenário fiscal local.

Às 13h08, no horário de Brasília, o principal índice dos mercados brasileiros caía 0,26%, aos 130.660 pontos. O dólar, por sua vez, subia 0,96%, cotado a R$ 5,64.

Os traders brasileiros monitoram de perto um possível plano do Ministério da Fazenda para conter os gastos pós-eleições municipais. Fontes disseram à Reuters que o pacote, em um primeiro momento, buscaria “tratar pontualmente de gastos específicos” e que, como segundo eixo, a iniciativa teria uma abordagem “mais dura”.

Cenário externo

As ações caíram após uma alta que havia levado o mercado a níveis recordes, com a queda das fabricantes de chips e o mergulho do petróleo impactando as empresas de energia.

O S&P 500 interrompeu um avanço de dois dias. As ações da ASML Holding, negociadas nos EUA, despencaram 14% depois que as reservas do terceiro trimestre ficaram abaixo das estimativas e a empresa cortou suas previsões para 2025.

A Nvidia perdeu 4% após um relatório informar que autoridades do governo Biden discutiram limitar as vendas de chips avançados de IA da empresa e de outras companhias americanas com base em países específicos.

O S&P 500 caiu 0,4%, enquanto o Nasdaq 100 recuou 1,2% e o Dow Jones Industrial Average teve queda de 0,4%. As ações do Bank of America subiram 1,5% após os lucros superarem as estimativas, mas Goldman Sachs Group e Citigroup, que também relataram resultados sólidos, recuaram.

-- Com informações de Bloomberg News.

-- Matéria atualizada às 13h08