Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) opera em queda nesta quarta-feira (2), com os investidores à espera do anúncio do novo pacote de tarifas do presidente americano Donald Trump.
O principal índice da B3 recua 0,41% por volta das 11h, aos 130.615 pontos.
O dólar, por sua vez, tem um pregão de leve alta e avança 0,27%, cotado a R$ 5,70.
O foco dos mercados permanece nos Estados Unidos, onde Trump deve anunciar uma nova leva de tarifas durante evento na Casa Branca a partir das 17h (horário de Brasília), após o fechamento dos mercados.
Ainda não há clareza sobre a extensão das tarifas. Várias propostas estão sendo consideradas, incluindo um sistema de escalonado com taxas fixas para países, bem como um plano mais personalizado e recíproco.
A Casa Branca afirmou que as tarifas teriam efeito imediato, mas que Trump estaria aberto a negociações posteriores.
A incerteza sobre as tarifas têm alimentado oscilações voláteis em Wall Street esta semana, pois os traders temem que negociações longas e potencialmente conflituosas com parceiros comerciais pesem sobre o crescimento econômico dos EUA e pressionem os lucros das empresas.
“Não há lugar onde se possa simplesmente se esconder, devido à enorme incerteza que existe no mercado neste momento”, disse Helen Jewell, diretora de investimentos de ações fundamentais para a EMEA na BlackRock.
Jewell não espera que a confusão diminua após o anúncio de Trump. “Na verdade, é exatamente o oposto”, disse ela. “Isso apenas mantém o risco no mercado e adia a resolução do problema.”
Em meio às incertezas, os principais índices futuros de ações americanos operam em queda. Dow Jones futuro tem baixa de 0,38%, S&P500 futuro recua 0,39% e os futuros do Nasdaq caem 0,29%.
- Com informações da Bloomberg News.
Leia também
Acordo entre Master e BRB expõe dilema entre risco privado e saúde do sistema
Kinea vê cenário político do Brasil incerto para 2026 e prefere aposta no exterior
UE diz que tem ‘plano forte’ de retaliação para as tarifas recíprocas de Trump