Ibovespa amplia queda com Petrobras após falas de Prates sobre dividendos; dólar sobe

CEO da Petrobras destacou cautela em relação à distribuição de dividendos em entrevista à Bloomberg News; falas de membros do Fed também estão no radar

Por

Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) ampliou as perdas na tarde desta quarta-feira (28), puxado pelas ações da Petrobras (PETR3; PETR4).

Os papéis da petroleira passaram a cair mais de 3% e cediam até 4% por volta das 14h40 (horário de Brasília) após entrevista da Bloomberg News com o CEO Jean Paul Prates, que destacou cautela em relação à distribuição de dividendos diante da busca por se tornar uma potência em energia renovável.

A queda das ações da Vale (VALE3), em uma sessão de baixa para o minério de ferro, também pesava sobre o desempenho do principal índice da bolsa de valores brasileira nesta tarde.

No mesmo horário, o Ibovespa caía 1,11%, aos 130.232 pontos, em um pregão negativo também em Wall Street. O dólar, por sua vez, era negociado a R$ 4,96, com alta de 0,54% no mesmo horário.

Os investidores monitoram hoje dados mistos da economia dos Estados Unidos. Por lá, o Protudo Interno Bruto (PIB) do quarto trimestre foi revisado para 3,2%, pouco abaixo dos 3,3% previstos. O índice de preços do PIB, contudo, foi de 1,6%, pouco acima da estimativa de 1,5%.

As atenções também estão voltadas para falas de membros do Federal Reserve, como Raphael Bostic e John Williams, enquanto não saem os dados do deflator do PCE amanhã (29).

No Brasil, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse que ainda há trabalho a ser feito para conter a inflação.

Destaque ainda para o bitcoin (BTC), que avança pelo quinto dia consecutivo, colocando a maior criptomoeda em valor de mercado no caminho para seu maior ganho mensal desde outubro de 2021. A moeda acumula alta de 39% no mês.

As ações mais negociadas nesta manhã eram:

Desempenho

No pregão de ontem (27), o Ibovespa fechou no azul, com alta de 1,61%, aos 131.689 pontos. O volume das negociações ficou em R$ 1.004.899.600.

As ações com as maiores altas foram: Pão de Açúcar (PCAR3), com +12,57%; BRF (BRFS3), com +8,14%; Dexco (DXCO3), com +7,65%.

As de maior queda foram: Sabesp (SBSP3), com -0,77%; Totvs (TOTS3), com -0,82%; Prio (PRIO3), com -1,00%.

No ano, o Ibovespa acumulava queda de 1,86% até o pregão anterior.

-- Cotações atualizadas às 14h40 (horário de Brasília)

-- Conteúdo elaborado com auxílio de dados automatizados da Bloomberg.

Leia também:

Na Iguatemi, receita para crescer acima do consenso vai além do portfólio de luxo

Advent compra controle da Skala Cosméticos em aposta no setor de beleza