Ibovespa oscila com preocupação fiscal e queda das ações da Vale; dólar sobe

Investidores repercutem produção da Vale no segundo trimestre e dados da economia dos EUA em busca de pistas sobre o corte dos juros

Painel de ações da B3
17 de Julho, 2024 | 10:26 AM

Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) apagou as perdas e passou a operar no azul nesta quarta-feira (17), com os investidores acompanhando dados econômicos no exterior e em dia de queda para as ações da Vale (VALE3) e siderúrgicas.

Por volta das 13h40 (horário de Brasília), o principal índice de renda variável da bolsa brasileira tinha leve alta de 0,13%, negociado aos 129.266 pontos. O dólar, por sua vez, subia 0,95%, a R$ 5,48.

Dados da produção industrial nos Estados Unidos e o Livro Bege, que funciona como um termômetro da economia americana, são destaque.

Leia também: Por que economistas de Wall St veem razões para um corte do Fed já em julho

PUBLICIDADE

O dia também conta com falas de membros do Federal Reserve, como Thomas Barkin e Christopher Waller. Os traders buscam pistas sobre a trajetória dos juros enquanto um número cada vez maior de economistas de Wall Street avalia que o BC americano já esperou muito tempo para reverter o curso da política monetária.

Os dados de inflação moderada nos EUA nos últimos três meses, combinados com a desaceleração do crescimento econômico e o aumento da taxa de desemprego, têm levado a pedidos para que o banco central americano corte a taxa de juros em sua próxima reunião daqui a duas semanas. O movimento, contudo, parece improvável.

Na cena doméstica, atenção para as falas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre as metas fiscais. Em uma entrevista à TV Record, ele disse que “não é obrigado a estabelecer uma meta e cumpri-la” se decidir que “tem coisas mais importantes para fazer”.

“É apenas uma questão de visão”, disse Lula na entrevista que foi ao ar na terça-feira (16). “Esse país não tem nenhum problema se é déficit zero, se é déficit 0,1%, se é déficit 0,2%. Não tem nenhum problema para o país. O que é importante é que esse país esteja crescendo, que a economia esteja crescendo, que o emprego esteja crescendo, que o salário esteja crescendo.”

Destaque ainda para a produção da Vale, que veio acima do esperado no segundo trimestre. A mineradora brasileira extraiu 80,6 milhões de toneladas de minério de ferro no período, ante estimativa média de 78,9 milhões de toneladas dos analistas consultados pela Bloomberg.

Em meio à maior oferta da commodity por grandes mineradoras, o minério de ferro registrou queda pelo segundo dia consecutivo em Singapura.

Em Wall Street, a sessão é majoritariamente de queda: o S&P 500 cedia 1,37%, enquanto o Nasdaq tinha queda de 2,79% no mesmo horário. As perdas vêm em meio à preocupação de que os Estados Unidos possam adotar restrições mais severas ao comércio e à tecnologia de semicondutores chineses

PUBLICIDADE

-- Atualização às 13h40 (horário de Brasília)

-- Com informações da Bloomberg News

Mariana d'Ávila

Editora assistente na Bloomberg Línea. Jornalista brasileira formada pela Faculdade Cásper Líbero, especializada em investimentos e finanças pessoais e com passagem pela redação do InfoMoney.