Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) opera em baixa na volta do feriado. O principal índice da B3 recua 0,57% por volta das 11h, aos 128.908 pontos.
Petrobras cai 1,04%. O movimento ocorre na contramão do mercado de petróleo, que subia 1,14%.
Os investidores estão atentos às ameaças do presidente Donald Trump ao presidente do Fed (Federal Reserve, o banco central americano), Jerome Powell.
Durante o feriado da última sexta-feira (18), Trump ameaçou demitir o presidente do Fed, Jerome Powell, como forma de pressão para que o BC americano reduzisse as taxas de juros. Trump postou nas redes sociais na semana passada que a “demissão de Powell não poderia vir rápido o suficiente.”
As declarações repercutiram negativamente nas bolsas dos EUA na segunda-feira (21), e o S&P500 caiu 2,36%. No mercado interno, as bolsas estiveram fechadas para o feriado de Tiradentes, e, por isso, repercutem as tensões do cenário internacional com um dia de atraso.
A grande preocupação é que a credibilidade do Fed seja abalada, fator que poderia abalar a confiança dos investidores no dólar. A moeda americana teve um forte dia de queda global na segunda-feira, que agora atinge também o real.
Nesta terça-feira, a moeda americana cai 0,78% contra a brasileira, cotada a R$ 5,76.
Globalmente o dólar mostra certa recuperação, com o índice DXY, que mede a dorça da moeda americana contra uma cesta de divisas fortes, subindo 0,19%.
O dia é de retomada também para as bolsas americanas. O S&P500 avança 1,35%. Nasdaq e Dow Jones operam em altas de 1,60% e 1,34%, respectivamente.
Investidores também aguardam o balanço financeiro de empresas nacionais e internacionais. Nesta terça-feira, a Tesla divulgará os resultados do primeiro trimestre, enquanto a Agrogalaxy divulgará os resultados do quarto trimestre do ano passado.
Multiplan, Usiminas e Vale divulgarão os seus resultados do primeiro trimestre nesta quinta-feira (24).
- Com informações da Bloomberg News.
Leia também
Pressão de Trump sobre Powell ameaça capacidade dos EUA de atrair investimentos
Nomura compra área de investimentos públicos da Macquarie por US$ 1,8 bilhão
Da carne aos grãos, Brasil e Argentina se beneficiam de guerra comercial de Trump