Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) opera em queda nesta terça-feira (21), com todos os olhos ainda voltados para os primeiros passos de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos. O principal índice da B3 cai 0,16% por volta das 11h, aos 122.655 pontos.
O dólar acompanha o movimento global de alta da moeda e avança 0,19% contra o real, cotado a R$ 6,05.
Junto ao dólar, futuros de ações nos Estados Unidos e títulos do Tesouro americano também avançaram, à medida que os investidores optaram por se concentrar nas perspectivas de crescimento econômico e de lucros empresariais durante o segundo mandato de Trump.
A ameaça de tarifas a produtos importados preocupa, mas fica em segundo plano após Trump adotar uma postura mais branda que o esperado em suas primeiras medidas.
Embora não tenha imposto novas tarifas em seu primeiro dia no cargo, Trump indicou que pretende taxar em 25% seus dois vizinhos mais próximos, Canadá e o México, até 1º de fevereiro.
As moedas mexicana e canadense estavam entre as de pior desempenho entre as 30 principais moedas nesta terça-feira, com o peso e o dólar canadense caindo cerca de 1%.
O fato de a China não ter sido incluída nas primeiras tarifas trouxe alívio aos mercados – bem como a ausência de uma uma tarifa universal imediata.
Os futuros do Dow Jones avançam 0,41%, enquanto os contratos do S&P500 e Nasdaq têm altas de 0,41% e 0,52%, respectivamente.
- Com informações da Bloomberg News.
Leia também
Com Xi Jinping escapou das tarifas iniciais de Trump e ganhou tempo para a China
Trump diz que aplicará tarifas de 25% sobre Canadá e México em 1º de fevereiro
Política monetária já perdeu muito de sua eficiência, diz Alberto Ramos, do Goldman