Ibovespa apaga perdas e sobe após depoimento de Powell ao Congresso; dólar cai

Investidores buscam pistas nas falas do presidente do Federal Reserve sobre o início do ciclo de cortes de juros; o mercado prevê duas reduções em 2024

Por

Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) apagou as perdas e virou para alta nesta terça-feira (9), dia de feriado no estado de São Paulo, mas de funcionamento normal na bolsa brasileira B3.

Por volta das 11h50 (horário de Brasília), o índice subia 0,12%, negociado aos 126.689 pontos. O dólar, por sua vez, recuava 0,62%, a R$ 5,44.

Em uma sessão de agenda local mais esvaziada, o noticiário no exterior, em especial nos Estados Unidos, dá o tom dos mercados nesta terça.

Leia também: Techs enfrentam desafios para renascer o mercado de PCs com onda de IA

Investidores repercutem hoje o depoimento do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, perante o Congresso dos EUA. Ele disse que “mais dados bons” fortaleceriam a confiança de que a inflação está se aproximando da meta de 2% do banco central dos EUA, e que os dados recentes apontam para um “progresso modesto” nos preços.

Powell alertou que uma redução muito pequena ou muito tardia das taxas de juros poderia colocar em risco a economia e o mercado de trabalho. Ele também disse que cortar as taxas cedo demais ou em demasia poderia atrasar ou reverter o progresso da inflação.

As falas de Powell, que podem ajudar a balizar as apostas sobre o início do corte de juros nos EUA, serão seguidas de outras ao longo do dia de demais membros da autoridade monetária, como Philip Barr, Michelle Bowman e a secretária do Tesouro dos EUA Janet Yellen.

Os mercados estão precificando a possibilidade de dois cortes de juros este ano, com uma chance de aproximadamente 70% do primeiro ocorrer em setembro, segundo dados de swaps compilados pela Bloomberg.

Ainda nos EUA, a cena política segue no radar. O presidente Joe Biden tentou acalmar ontem as brigas internas democratas sobre sua campanha presidencial, dizendo que está determinado a permanecer na disputa e que os dissidentes devem parar de pedir sua retirada das eleições.

“Estou firmemente comprometido a permanecer nesta corrida, a disputá-la até o fim e a derrotar Donald Trump”, escreveu Biden em uma carta de duas páginas endereçada aos legisladores democratas e divulgada por sua campanha.

Biden também participa hoje na cúpula da OTAN.

Nos próximos dias, dados de inflação no Brasil (IPCA) e nos EUA (CPI) serão acompanhados de perto, em um contexto de aumento nas projeções para a inflação no Brasil e de uma expectativa por desaceleração dos preços na maior economia do mundo.

-- Atualização às 11h50 (horário de Brasília) para incluir as falas de Jerome Powell nos EUA