Ibovespa opera em queda com investidores de olho em eleição nos EUA

Pesquisas mostram que os americanos continuam divididos entre Donald Trump e Kamala Harris; traders têm preferido não montar posição para um determinado lado

Por

Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) operava em queda nesta terça-feira (5), com os investidores focados na eleição dos Estados Unidos e às vésperas da decisão sobre os juros no Brasil.

Às 12h51, no horário de Brasília, o principal índice dos mercados brasileiros caía 0,44%, aos 129.941 pontos. O dólar, por sua vez, tinha queda de 0,03%, cotado a R$ 5,78.

Nos EUA, as ações de tecnologia impulsionaram os mercados de ações enquanto a votação começava em uma eleição presidencial que terá grandes consequências para o futuro da política econômica.

O Nasdaq 100 subiu 1%, com a Palantir Technologies disparando 22% devido ao lucro recorde e à alta demanda por seu software de inteligência artificial. O índice da Bloomberg para as sete grandes empresas de tecnologia (“Magnificent Seven”) também subiu, impulsionado pelos fortes ganhos da Tesla e da Nvidia. O S&P 500 registrou alta de 0,9%.

Wall Street se preparava para uma longa noite de contagem de votos potencialmente contenciosa e oscilações bruscas, independentemente do resultado. Ativos como o peso mexicano e o Bitcoin, considerados alguns dos indicadores mais claros do humor da eleição, além de medidas de volatilidade, estavam sendo acompanhados de perto.

-- Com informações de Bloomberg News. Esta reportagem foi atualizada às 12h51