Ibovespa cai com Petrobras em queda; dólar sobe

Movimento das ações da mineradora impulsiona o principal índice da bolsa brasileira

Por

Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) caía nesta terça-feira (29), apesar avanço das ações da Vale (VALE3) e com os investidores de olho na queda da Petrobras (PETR3; PETR4).

Às 14h53, no horário de Brasília, o principal índice da bolsa brasileira subia 0,38%, aos 130.713 pontos. O dólar, por sua vez, subia 0,81%, aos R$ 5,75.

As ações ordinárias da Petrobras caíam 0,15%, enquanto as preferenciais tinham queda de 0,50%.

Um rali em algumas das maiores empresas de tecnologia impulsionou as ações para cima, com a Alphabet divulgando seus resultados após o fechamento do mercado.

Enquanto o S&P 500 teve ganhos moderados, o Nasdaq Composite caminhou para um recorde. Entre terça e quinta-feira, várias grandes empresas de tecnologia, com um valor de mercado combinado de mais de US$ 12 trilhões, divulgarão resultados.

Espera-se que a controladora do Google mostre que as tendências de crescimento de longo prazo permanecem intactas, mas isso pode ser ofuscado por preocupações com o custo não quantificado de ações antitruste.

A cerca de uma semana da decisão do Federal Reserve, dados mostraram que as vagas de emprego nos EUA caíram para o nível mais baixo desde o início de 2021. Os números vão na direção oposta ao relatório de emprego de setembro, que indicou um mercado de trabalho ainda forte, o que fez com que os traders reduzissem as apostas em outro grande corte de juros. Uma leitura separada mostrou que a confiança do consumidor atingiu o nível mais alto desde o início do ano.

O S&P 500 subiu 0,3%. O Nasdaq 100 aumentou 0,9%. O Dow Jones Industrial Average teve pouca variação. A Advanced Micro Devices, que também divulgará resultados, subiu. As ações das construtoras caíram, pois a D.R. Horton apresentou uma previsão decepcionante.

- Com informações da Bloomberg News.