Ibovespa vira para queda com recuo de Vale e Petrobras; dólar sobe

Ações das empresas operavam no negativo nesta sexta; investidores também repercutem Índice de atividade do Banco Central, que mostrou estabilidade em novembro

Ibovespa opera em alta após IBC-Br estável em novembro; dólar cai
19 de Janeiro, 2024 | 11:08 AM

Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) virou para queda depois de operar em alta na manhã desta sexta-feira (17). O principal índice da bolsa de valores brasileira caía 0,34% aos 126.880 pontos, por volta das 11h49 (horário de Brasília).

O dólar, por sua vez, era negociado próximo da estabilidade a R$ 4,93, com alta de 0,03% no mesmo horário.

O queda do Ibovespa era puxado principalmente pelo recuo das ações de Vale (VALE3), Hapvida (HAPV3), Petrobras (PETR3; PETR4), Natura (NTCO3) e Magazine Luzia (MGLU3), que estavam entre as maiores negociadas no dia no mesmo horário.

Os investidores também repercutem a divulgação do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) de novembro, que foi adiada para hoje, fechando uma semana de destaque para dados de atividade. O indicador ficou próximo da estabilidade no mês, com variação de 0,01%, de acordo com o Banco Central.

PUBLICIDADE

Na China, as ações encerraram mais uma semana desanimadora. Um indicador das empresas listadas em Hong Kong ocupou a última posição nas classificações globais de índices de ações neste ano.

No Reino Unido, os sinais de uma recessão continuam aparecendo. O volume de mercadorias vendidas caiu 3,2% em dezembro, conforme informado hoje pelo Escritório de Estatísticas Nacionais, à medida que os consumidores fizeram compras de Natal mais cedo na temporada e compraram menos equipamentos esportivos, jogos, relógios e joias nos dias imediatamente antes do Natal. Esse foi o pior resultado desde janeiro de 2021, e muito abaixo da queda de 0,5% esperada pelos economistas.

As atenções também continuam voltadas para o Federal Reserve (Fed). Os investidores agora veem uma probabilidade menor de um corte nas taxas em março, abaixo dos quase 80% no final da semana passada.

O presidente da regional do Federal Reserve em Atlanta, Raphael Bostic, pediu que as autoridades procedam com cautela devido aos impactos potenciais de eventos imprevisíveis, desde eleições até conflitos globais. Seu colega da Filadélfia, Patrick Harker, disse que espera que a inflação continue recuando em direção à meta.

No pregão ontem, 18 de janeiro, o Ibovespa fechou no vermelho, com queda de -0,94%, aos 127.316 pontos. O volume das negociações ficou em R$ 1.246.077.300.

As ações com as maiores altas foram: Petroreconcavo S/A (RECV3), com +11,70%; 3R PETROLEUM OLEO E GAS SA (RRRP3), com +7,62%; Usinas Siderurgicas de Minas Gerais S/A Usiminas (USIM5), com +2,77%.

As de maior queda foram: Energisa S/A (ENGI11), com -5,34%; Vamos Locacao de Caminhoes Maquinas e Equipamentos SA (VAMO3), com -6,47%; Hapvida Participacoes e Investimentos S/A (HAPV3), com -6,98%.

PUBLICIDADE

No ano, o Ibovespa acumulava queda de 5,12% até o pregão anterior.

- Conteúdo elaborado com auxílio de dados automatizados da Bloomberg. Atualizada com a nova variação mais recente.

Leia também

Mercados superestimaram velocidade e profundidade de cortes do Fed, diz El-Erian

Como este gestor para países emergentes superou 99% dos rivais ao ignorar o Fed