Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) fechou perto da estabilidade nesta quarta-feira (4). O principal índice da bolsa recuou 0,04% e ficou em 126.087 pontos. O desempenho ocorreu após avanço de 0,72% na sessão anterior.
A Vale (VALE3) foi a maior contribuição para a leve queda do índice, com recuo de 2,0%. A Petrobras (PETR4) também caiu, 0,63%.
O dólar (USDBRL) voltou a recuar e fechou o dia com queda de 0,26%, cotado a R$ 6,04. A moeda americana acumula elevação de 24,64% no ano.
Ao longo do dia, declarações do presidente da Câmara dos Deputados. Arthur Lira, e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, chamaram a atenção. Haddad criticou a reação dos mercados após o anúncio do pacote de corte de gastos do governo. Segundo ele, a cotação do dólar acima de R$ 6, a alta de juros e as críticas a são exageradas.
Já Lira afirmou que os deputados darão “todo esforço, celeridade e boa vontade” para aprovar as medidas de cortes de gastos anunciadas pelo governo federal.
A aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva está em queda, apesar da resiliência da economia. A aprovação de Lula caiu mais de 3,5 pontos percentuais para 47,1%, em novembro, em relação ao mês anterior, de acordo com a LatAm Pulse, pesquisa realizada pela AtlasIntel para a Bloomberg News e publicada nesta quarta-feira.
Além disso, uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (4) indica que a reprovação do governo entre os agentes do mercado financeiro cresceu e chegou a 90%, segundo a Quaest. O levantamento ouviu 105 gestores, economistas, analistas e tomadores de decisão do mercado financeiro em fundos de investimento com sede em São Paulo e no Rio de Janeiro.
No exterior, as ações atingiram máximas históricas depois que Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, afirmou que a economia está em excelente forma. O euro reduziu os ganhos após o governo francês cair devido a um voto de desconfiança no Parlamento.
Leia também: Powell diz que espera manter boas relações com o governo Trump
Um rali nas grandes empresas de tecnologia impulsionou o S&P 500 para seu 56º recorde de fechamento em 2024. O Nasdaq 100 subiu mais de 1%. A Nvidia liderou um indicador das “Sete Magníficas” à medida que o grupo ampliou o avanço deste ano para quase 65%. A Salesforce e a Marvell Technology dispararam com os resultados de ambas aumentando as esperanças de que continuarão a se beneficiar do boom da inteligência artificial no setor.
-- Com informações da Bloomberg News.