Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) encerrou o último pregão da semana perto da estabilidade, com os investidores reagindo a dados do mercado de trabalho dos EUA, que mostraram uma economia aquecida.
O principal índice da bolsa brasileira fechou em alta de 0,09%, aos 131.792 pontos, destoando do avanço mais expressivo em Nova York. Com o resultado, o Ibovespa teve queda de 0,71% na semana, revertendo parte da alta do período anterior. O dólar (USDBRL) caiu 0,33%, a R$ 5,46.
Os ganhos foram puxados pelas ações do setor financeiro. O Itaú Unibanco (ITUB4) subiu 0,20%, e foi a principal contribuição positiva do dia, seguido da B3 (B3SA3), que avançou 0,28%. Bradesco (BBDC4), Banco do Brasil (BBAS3), Santander Brasil (SANB11) e BTG Pactual (BPAC11) também fecharam em alta.
Destaque ainda para a Yduqs (YDUQ3), que avançou 8,54% e liderou entre as maiores altas.
O avanço do Ibovespa foi limitado pelas blue chips. A Vale (VALE3) recuou 0,73% e foi a principal contribuição negativa. A Petrobras (PETR3; PETR4) também caiu, apesar do aumento dos preços do petróleo, com os papéis preferenciais encerrando em queda de 0,26%. As ações ordinárias da empresa fecharam estáveis, com alta de 0,05%. A Ambev (ABEV3) recuou 0,90%.
Exterior
Nos Estados Unidos, os títulos do Tesouro caíram depois que um relatório de empregos mais forte do que o esperado forçou os traders a repensar suas apostas sobre o tamanho do próximo corte de juros do Federal Reserve.
As ações encerraram o dia próximas das máximas da sessão, já que os dados destacaram a resiliência da economia dos EUA e aumentaram as esperanças de um pouso suave.
O rendimento do Tesouro dos EUA de dois anos, sensível à política monetária, chegou a 3,93% depois que os empregadores adicionaram 254.000 empregos em setembro — o maior número em seis meses — e a taxa de desemprego caiu inesperadamente.
O S&P 500 e o Nasdaq 100 tiveram a maior alta desde 19 de setembro. Ambos obtiveram um pequeno ganho na semana.
Além do relatório de mercado de trabalho de sexta-feira, uma série de outros dados econômicos desta semana — incluindo números de empregos no setor privado e uma medida do setor de serviços — pintaram um quadro de uma economia forte nos EUA.
No início desta semana, o presidente do Fed, Jerome Powell, disse que não gostaria de ver o mercado de trabalho enfraquecer ainda mais. Uma das principais razões pelas quais o banco central decidiu cortar as taxas em meio ponto percentual no mês passado foi a desaceleração nas contratações e o aumento da taxa de desemprego no início deste ano.
Enquanto isso, o petróleo teve seu maior avanço semanal desde março de 2023. Preocupações geopolíticas persistem, já que Israel realizou bombardeios nos subúrbios de Beirute junto com ataques terrestres no sul do Líbano, enquanto o Irã disse que apoiaria um cessar-fogo condicional nos conflitos envolvendo seus grupos aliados, Hezbollah e Hamas.
-- Com informações de Bloomberg News.