Ibovespa fecha em alta e tem a quarta semana seguida de ganhos

Ações da Petrobras subiram no pregão desta sexta, acompanhando recuperação dos preços do petróleo; nos Estados Unidos, índices também subiram

After Hours
17 de Novembro, 2023 | 07:08 PM

Bloomberg Línea — O índice Ibovespa (IBOV) fechou a semana com valorização de 3,49%, aos 124.866 pontos, depois da alta de 0,18% no pregão desta sexta-feira (17). Foi a quarta semana seguida de ganhos, a mais longa sequência positiva desde junho. Em novembro, o índice acumula alta de 10,3%.

O dólar se valorizou no pregão do dia, subindo 0,74%, a R$ 4,905, mas encerrou praticamente estável na comparação semanal, caindo 0,18%.

A alta desta sexta do Ibovespa foi influenciada principalmente pelas ações da Petrobras (PETR4;PETR3) e do setor de petróleo na bolsa. Os papéis preferenciais da companhia subiram 2,93%. As altas do setor acompanharam o preço do petróleo no mercado internacional, que se recuperou da queda da véspera, subindo 4,06%, a US$ 76,06 (WTI para janeiro). As ações da PRIO (PRIO3) subiram 2,60%. Na semana, porém, a commodity teve queda de 1,41%.

A redução nos preços do barril de petróleo tem reforçado o sentimento positivo nas bolsas americanas e brasileira, conforme as perspectivas de queda da inflação se fortalecem nos dois países e aumentam as chances de corte de juros pelo Federal Reserve em 2024.

PUBLICIDADE

Outras ações de peso garantiram a alta do índice, como Banco do Brasil, Itaú e Vale (VALE3). O Magazine Luiza (MGLU3), que na quinta-feira havia subido mais de 20%, teve nova alta, desta vez de 0,46%.

No sentido negativo, os destaques foram Raízen, CVC e Carrefour. A Raízen caiu 5,56%.

Os índices de ações dos EUA tiveram leve alta, depois de uma sessão volátil. O S&P 500 fechou acima de 4.500 pontos, com alta de 0,13%, registrando sua terceira semana consecutiva de ganhos – o período mais longo desde julho. O Dow Jones subiu 0,01% e o Nasdaq avançou 0,08%.

-- Com informações da Bloomberg News. Conteúdo elaborado com auxílio de dados automatizados da Bloomberg.

Leia também

Guerra, da Legacy, vê juro ‘fora do lugar’ e espera aceleração no ritmo de cortes

Amazon acerta acordo com Hyundai para venda de carros online e entrega em casa

Victor Sena

Editor assistente na Bloomberg Línea. Formado em Jornalismo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Especializado em cobertura de economia.