Ibovespa fecha em alta com o avanço da Vale e da Petrobras; dólar sobe

Investidores reagiram ao aumento dos preços do petróleo e do minério de ferro, em meio a preocupações com os riscos geopolíticos

Por

Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) fechou em alta nesta segunda-feira (7), sustentado pelos ganhos de ações ligadas a commodities no momento em que investidores mundo afora avaliam os riscos geopolíticos e as perspectivas para os juros nos EUA.

O principal índice da bolsa brasileira subiu 0,17%, aos 132.018 pontos. O dólar (USDBRL) fechou cotado a R$ 5,49, com alta de 0,59%.

Os ganhos foram puxados principalmente pela Vale (VALE3). As ações da mineradora subiram 0,88%, refletindo a alta dos preços do minério de ferro, ainda em reação às medidas de estímulo da China.

O petróleo Brent subiu 3,81% a US$ 81,02 o barril, o que influenciou o desempenho da Petrobras (PETR3; PETR4). Os papéis preferenciais da petroleira avançaram 1,40% e os ordinários subiram 1,69%.

Os bancos também subiram e ajudaram o índice. O itaú Unibanco (ITUB4) teve ganho de 0,66% e o Bradesco (BBDC4) subiu 0,93%. Ambos ficaram entre as maiores contribuições positivas em volume.

Por outro lado, os papéis da B3 (B3SA3) caíram 1,86% e impediram um avanço maior do índice.

Estados Unidos

Em Nova York, uma onda vendedora das ações das maiores empresas de tecnologia do mundo arrastou as ações para baixo, prolongando uma queda impulsionada também por tensões geopolíticas e apostas de que o Federal Reserve optará por um corte menor nas taxas no próximo mês.

O S&P 500 caiu 1% após registrar uma sequência de quatro semanas de alta.

Na esteira dos sólidos dados de emprego divulgados na sexta-feira, os títulos do Tesouro continuaram a cair — com o rendimento dos títulos de 10 anos ultrapassando 4%.

Apesar da queda nas ações, dois dos principais estrategistas de Wall Street tornaram-se mais otimistas com os sinais de um mercado de trabalho robusto, resiliência econômica e queda nas taxas de juros.

Além do cenário macroeconômico, os traders estarão analisando os resultados trimestrais nesta semana.

Os resultados do setor financeiro começam na sexta-feira — com relatórios de JPMorgan Chase, Wells Fargo e BlackRock.

As perspectivas de receita de juros líquidos e receita de mercados de capitais estão em foco após o corte de taxas do Fed em setembro, disse a Bloomberg Intelligence.

-- Com informações de Bloomberg News.