Ibovespa fecha em alta com avanço da Vale e da Embraer; dólar sobe

Mineradora brasileira informou produção maior do que o esperado no terceiro trimestre, em meio a uma recuperação dos preços do minério de ferro

After Hours
16 de Outubro, 2024 | 06:25 PM

Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) registrou ganhos nesta quarta-feira (16), impulsionado pelas ações da Vale (VALE3), depois de que a mineradora brasileira informou produção maior do que a esperada no terceiro trimestre, em meio a uma recuperação dos preços do minério de ferro.

O desempenho positivo nos mercados internacionais também contribuiu para o avanço dos papéis, enquanto investidores seguem avaliando os riscos fiscais. Nesta quarta, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que as empresas estatais não sairão do arcabouço fiscal.

O principal índice da bolsa brasileira fechou em alta de 0,54%, aos 131.750 pontos, maior patamar em uma semana. O dólar (USDBRL) subiu 0,19% e fechou cotado a R$ 5,66.

As ações da Vale subiram 1,91% e foram a maior contribuição para o avanço do índice. A empresa registrou produção de 91 milhões de toneladas de minério de ferro no terceiro trimestre, em comparação com a estimativa média de 86,4 milhões de toneladas dos analistas consultados pela Bloomberg.

PUBLICIDADE

Leia também: Vale e Rio Tinto ampliam produção de minério de ferro apesar de fraqueza na China

A produção de minério de ferro da Vale, essencial para a fabricação de aço, aumentou 5,5% em relação ao ano anterior e superou os níveis do segundo trimestre. Em um relatório divulgado na terça-feira, após o fechamento do mercado, a Vale citou uma melhoria no desempenho de suas operações, incluindo sua mina principal, conhecida como S11D.

Além da empresa, a Embraer (EMBR3) avançou 6,74% e liderou entre as maiores altas do Ibovespa. Analistas do Itaú BBA reiteraram a visão positiva sobre a empresa, e mantiveram a recomendação do papel para “compra”.

Na outra ponta, as ações do Itaú Unibanco (ITUB4) caíram 0,60% e puxaram o índice para baixo, na contramão de outros bancos. O Banco do Brasil (BBAS3) avançou 1,10%, o Santander Brasil (SANB11) subiu 0,35% e o BTG Pactual (BPAC11) teve ganhos de 0,36%. O Bradesco (BBDC4) caiu 0,33%.

A Petrobras (PETR3; PETR4) recuou e também impediu um avanço maior do índice. As ações preferenciais caíram 0,51% e as ordinárias perderam 0,29%.

Estados Unidos

Em Nova York, os operadores de ações promoveram uma rotação para fora das empresas de maior valorização, direcionando para outros setores de Wall Street.

Ações sensíveis à economia real subiram, com o índice Russell 2000 de pequenas empresas atingindo o maior nível em quase três anos. A maioria das grandes empresas de tecnologia caiu, embora a Nvidia tenha subido 3,1%.

PUBLICIDADE

Os operadores também continuaram a avaliar uma série de resultados trimestrais. O Morgan Stanley subiu 6,5%, com operadores e banqueiros se juntando aos seus rivais de Wall Street ao apresentar receitas melhores do que o esperado, impulsionando um aumento de 32% nos lucros do terceiro trimestre. A United Airlines Holdings saltou 12%, com os lucros superando as estimativas

-- Com informações de Bloomberg News.