Ibovespa fecha em alta após decisão do Copom, com avanço de Petrobras e Vale

Ações da petroleira foi a principal influência positiva depois de Lula dizer que nenhum acionista deve ter prejuízo ao investir na companhia

Por

Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) fechou em alta de 0,16%, aos 120.458 pontos, com os investidores reagindo à decisão unânime do Comitê de Política Monetária (Copom) de manter a taxa de juros em 10,50% ao ano na noite anterior. O dólar (USDBRL) avançava 0,31% e operava a R$ 5,45 no fim do pregão.

Ontem, o Banco Central manteve a Selic inalterada em 10,50%, interrompendo o ciclo de reduções iniciado em agosto passado. Em comunicado, o Copom indicou que se manterá “vigilante” e que a política monetária deve se manter contracionista “por tempo suficiente” para desinflação e ancoragem das expectativas.

Além disso, o BC incorporou um “cenário alternativo” às projeções, que sinaliza convergência da inflação para a meta em 2025 no caso de manutenção da Selic no patamar atual.

Segundo analistas, a unanimidade e a sinalização de juros altos por mais tempo podem ainda aliviar as expectativas de inflação, que passaram a refletir dúvidas sobre a sucessão de Roberto Campos Neto à frente do Banco Central, especialmente depois da divergência dos diretores indicados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na reunião anterior.

Leia também: Morgan Stanley investe mais para crescer na América Latina, diz head para região

Em entrevista à Radio Verdinha, Lula afirmou nesta quinta que quem perde com os juros altos “é o Brasil”. “Foi uma pena que o Copom manteve, porque quem está perdendo com isso é o Brasil, é o povo brasileiro. Porque quanto mais a gente pagar de juros, menos dinheiro a gente tem para investir aqui dentro. Isso tem que ser tratado como gasto”, disse ele.

Outra declaração de Lula, no entanto, ajudou a impulsionar as ações da Petrobras (PETR3; PETR4), em dia de ganhos dos preços do petróleo.

O presidente afirmou na noite anterior que ninguém quer que nenhum acionista da Petrobras tenha um centavo de prejuízo. “Se investiu, [o acionista] tem direito a ter o seu retorno do investimento”, afirmou o presidente durante posse da nova CEO, Magda Chambriard.

A nova líder da Petrobras, por sua vez, afirmou que a missão dada por Lula foi a de movimentar a companhia, porque ela impulsiona o PIB do país. Chambriard disse que está totalmente alinhada com a visão de país do presidente.

A Vale (VALE3) também subiu com o avanço dos futuros de minério de ferro em Singapura. A empresa apresentou nesta quinta-feira um plano para investir até US$ 3,3 bilhões em melhorias em suas operações de mineração no Brasil e no Canadá para aumentar a capacidade de produção de cobre e níquel nos próximos quatro anos, segundo a Bloomberg News.

A mineradora vê o potencial de expandir a capacidade de produção para cerca de 500.000 toneladas de cobre até 2028, principalmente por meio de melhorias em suas minas de Salobo e Sossego no Brasil, disse a Vale em suas últimas estimativas para sua unidade de metais básicos.

A Vale produziu 321.000 toneladas do metal de fiação no ano passado. O níquel também recebe um aumento de capacidade.

Já os papéis do Itaú Unibanco (ITUB4) e do Bradesco (BBDC4) ficaram entre as principais contribuições negativas. Santander Brasil (SANB11) e BTG Pactual (BPAC11) também tiveram perdas, enquanto o Banco do Brasil (BBAS3) subiu.

Fora do índice, a Casas Bahia (BHIA3) fechou em alta depois de a Justiça homologar o plano de recuperação extrajudicial da varejista.

Estados Unidos

Nos Estados Unidos, os principais índices de ações recuaram após atingirem recordes históricos, elevando as expectativas de uma correção a curto prazo.

O S&P 500 ultrapassou brevemente os 5.500 pontos antes de perder força. O grupo de empresas de tecnologia que impulsionou a alta das ações sofreu pressão, com o Nasdaq 100 caindo após uma sequência de sete dias de ganhos. A Nvidia e Apple lideraram as perdas entre as empresas de maior valor de mercado. O Dow Jones, por outro lado, subiu.

-- Com informações da Bloomberg News.