Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) opera em alta na manhã desta terça-feira (03). Às 10h37, o principal índice da bolsa brasileira subia 0,93% aos 126.392 pontos.
O dólar, por sua vez, sobe 0,07% em relação ao real, cotado a R$ 6,06.
No mercado interno, os investidores reagem ao resultado do PIB divulgado pelo IBGE. O Produto Interno Bruto (PIB) para o trimestre encerrado em setembro cresceu mais do que o esperado.
Segundo o levantamento, o PIB cresceu 0,9% no período de julho a setembro em comparação com o segundo trimestre. O número superou a estimativa mediana de 0,8% feita por analistas em uma pesquisa da Bloomberg News.
Apesar do resultado positivo, os investidores se preocupam que a maior economia da América Latina esteja crescendo rápido demais — o que leva a uma fuga de ativos locais em meio a preocupações fiscais que só aumentaram desde a semana passada, quando o governo revelou planos de corte de gastos que ficaram aquém das expectativas do mercado.
Leia mais: Brasil está bem posicionado para receber mais investimentos da Prosus, diz Bloisi
Além disso, os investidores acompanham o Vale Day, evento da mineradora Vale (VALE3) que acontece nesta terça em Nova York. Perto das 10h47, os papéis da empresa subiam 0,34%. No ano, porém, o recuo foi de 23%.
Cenário externo
Nesta terça-feira, as ações na Europa abriram a sessão em alta enquanto os investidores acompanham os desdobramentos da turbulência política na França e se preparam para uma semana movimentada de dados econômicos dos EUA. Na Europa, o índice Stoxx 600 subiu com impulso das ações de tecnologia.
“O mercado ainda espera que o Fed corte as taxas”, disse Mark Haefele, diretor de investimentos do UBS Global Wealth Management, à Bloomberg Television. “Vamos ver quando os dados de emprego forem divulgados na sexta-feira o quanto você precisará ser ousado. Mas acho que o viés ainda está lá e o mercado acredita que ainda há espaço para isso, dado o quadro geral.”
Leia também:
-- Com informações da Bloomberg News.
Leia também
CEO da Nokia explica por que quer colocar 5G nas mochilas de soldados