Ibovespa e dólar fecham próximos da estabilidade, com leve recuo

Mercado continua atento a um possível anúncio de corte de gastos do governo, enquanto o presidente Lula se reuniu com sua equipe econômica ao longo do dia

Por

Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) terminou o dia próximo da estabilidade nesta segunda-feira (25). O principal índice da bolsa brasileira registrou um leve recuo de 0,07%, aos 129.036 pontos.

O dólar (USDBRL) também fechou o dia praticamente estável, com leve queda de 0,14%, cotado a R$ 5,80, um ganho acumulado de 0,38% no mês. Foi um dos piores desempenhos entre os países emergentes, enquanto a moeda americana teve desvalorização no resto do mundo.

Os mercados continuam refletindo a espera por um anúncio do governo sobre um possível pacote de corte nos gastos. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu ao longo do dia com a equipe econômica, e a expectativa é que o corte deve ocorrer nesta semana. O conjunto medidas que visa assegurar a viabilidade nos próximos anos do arcabouço fiscal é discutido há semanas. Entre as ideias em discussão está limitar o aumento do salário mínimo, mudar as regras de aposentadoria de militares e alterar o seguro-desemprego.

Leia também: Selic vai a 13,25% ao ano sem ajuste fiscal crível, diz estrategista da Monte Bravo

Com uma queda de 3,44%, a Weg (WEGE3) foi maior contribuição para a queda do índice da bolsa brasileira.

A Petrobras (PETR3, PETR4) recuou menos de 1% na esteira do tombo do petróleo. A queda da commodity, por sua vez, ajudou as empresas aéreas. A Azul (AZUL4) saltou cerca de 10% em sessão positiva para ações de consumo, com alívio do DI.

No mercado internacional, as ações dos Estados Unidos subiram enquanto os investidores demonstravam apoiar a escolha de Donald Trump de Scott Bessent para secretário do Tesouro, apostando que o gerente de hedge fund trará uma mentalidade de Wall Street para o cargo.

Leia também: Novo chefe da economia dos EUA foi discípulo de Soros e é chamado de ‘falcão fiscal’

O S&P 500 permaneceu próximo dos 6.000 pontos. As small caps, com operações tipicamente domésticas, se aproximaram de máximas históricas. A maioria das gigantes de tecnologia avançou, embora a Nvidia tenha registrado queda.

O Bitcoin recuou após uma alta em direção aos $100.000 que perdeu força pouco antes de alcançar esse nível histórico. O petróleo caiu à medida que Israel se aproximava de um cessar-fogo com o Hezbollah.

Nas notícias corporativas, as ações da Macy’s Inc. caíram após a empresa anunciar que adiaria a divulgação de seus resultados do terceiro trimestre, depois que uma investigação revelou que um funcionário escondeu mais de $100 milhões em despesas.

Leia também: Macy’s adia balanço após descobrir despesas ocultadas por funcionário

-- Com informações da Bloomberg News.