Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) caía nesta sexta-feira (1º), com investidores acompanhando novos dados econômicos dos Estados Unidos.
Às 13h33, o principal índice dos mercados brasileiros caía 0,66%, aos 128.856 pontos. O dólar, por sua vez, subia 0,68%, cotado a R$ 5,82.
Mais cedo, foi divulgado que a economia dos Estados Unidos criou apenas 12.000 vagas em outubro, enquanto a taxa de desemprego registrada no mês se manteve inalterada em 4,1%, segundo o relatório de folha de pagamento (payroll) divulgado mais cedo.
O resultado de criação de vagas veio muito abaixo do esperado: a mediana das previsões de economistas consultados pela Bloomberg apontava para a criação de 105 mil postos de trabalho no período, após um aumento de 254 mil vagas em setembro.
Leia mais: Payroll: EUA criaram 12 mil vagas em outubro, muito abaixo do esperado no mercado
As ações se recuperaram quando os traders de Wall Street olharam além dos dados econômicos distorcidos e focaram na força das empresas americanas.
As ações interromperam uma queda de dois dias, com o S&P 500 subindo cerca de 1%, impulsionado por uma série de sinais positivos de líderes de mercado. As gigantes de tecnologia, que haviam sofrido mais nas vendas recentes, lideraram os ganhos na sexta-feira.
A Amazon disparou 7% devido a resultados sólidos. A Intel subiu 9% com uma perspectiva otimista. A Boeing avançou 4% após chegar a um acordo preliminar com líderes sindicais para encerrar uma greve. A Apple caiu 1,5% após uma previsão moderada.
O S&P 500 subiu 1%. O Nasdaq 100 avançou 1,2%. O Dow Jones Industrial Average aumentou 1,3%. As “Magníficas Sete” megacaps avançaram 1,8%. A Boeing teve um ganho de 4% após o acordo preliminar com líderes sindicais para encerrar uma greve. A Chevron subiu 3,5% após superar as expectativas de lucro.
- Com informações da Bloomberg News. Reportagem atualizada às 13h34