Ibovespa cai em linha com redução de euforia nos Estados Unidos; dólar sobe

Notícias corporativas que alertam para a desaceleração da economia servem como contrapeso ao otimismo que se seguiu ao corte mais agressivo de juros pelo Fed na quarta

Prédio da B3 em São Paulo
Por Bloomberg Línea
20 de Setembro, 2024 | 10:41 AM

Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) operava em queda nesta sexta-feira (20), em linha com a diminuição da euforia nos mercados dos Estados Unidos após o Federal Reserve (Fed) cortar os juros do país em 0,50 ponto.

Às 12h19 no horário de Brasília, o principal índice dos mercados brasileiros caía 0,98%, aos 131.818 pontos. O dólar, por sua vez, tinha alta de 1,12%, cotado a R$ 5,48.

Notícias corporativas negativas, com alertas sobre a queda dos resultados de grandes empresas como Mercedes-Benz e FedEx, pesam no sentimento de investidores.

O corte de meio ponto percentual na taxa de juros pelo Federal Reserve nesta semana aumentou a confiança de que o banco central será capaz de conduzir um “pouso suave” para a economia, mas alertas como o da FedEx destacam os riscos persistentes para a atividade. Os formuladores de política monetária do Fed projetaram mais uma redução de meio ponto percentual ainda neste ano.

PUBLICIDADE

Além disso, os mercados americanos agora antecipam um evento conhecido como “triple-witching” trimestral, em que cerca de US$ 5,1 trilhões em opções vinculadas a ações individuais, índices e fundos negociados em bolsa (ETFs) devem expirar, segundo estimativa da empresa de análise de derivativos Asym 500.

No Japão, o banco central decidiu manter inalteradas as taxas de juros, o que evitou uma repetição do colapso do mercado que se seguiu ao aumento da taxa em julho, enquanto ainda prepara o terreno para um possível aumento dos custos de empréstimo nos próximos meses. O Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês), manteve a taxa de empréstimo overnight não garantida em torno de 0,25%.

Leia também: Itaú vê crédito mais assertivo como diferencial na disputa por cliente PME

Cenário externo

As ações dos EUA caíram nesta sexta-feira após alguns relatórios de resultados decepcionantes atenuarem a euforia em torno da trajetória das taxas de juros. O S&P 500 recuou cerca de 0,4%, após atingir sua 39ª alta recorde em 2024.

A FedEx despencou, já que a referência econômica não atingiu as estimativas de lucro e alertou que seus negócios desacelerariam, enquanto a Lennar caiu depois que os pedidos de residências no trimestre ficaram aquém das expectativas de Wall Street.

A Constellation Energy, maior operadora de reatores dos EUA, subiu para um recorde com os planos de reativar a usina de Three Mile Island.

-- Com informações de Bloomberg News.