Bloomberg Línea — Depois de um pregão de alívio, o Ibovespa (IBOV) volta a cair nesta quarta-feira (18) e operava em queda de 0,54%, aos 124.027 pontos por volta das 10h30.
O dólar comercial avançava 0,86% e era cotado a R$ 6,148. Se fechar nesse patamar, a moeda americana pode renovar sua máxima histórica.
O ambiente de dólar para cima e bolsa para baixo é inverso ao observado no pregão anterior. O principal índice da B3 avançou quase 1% na terça-feira (17), com a expectativa de votação do pacote de gastos, que teve o texto-base aprovado durante a noite.
Agora investidores aguardam a conclusão da votação nesta quarta, com a avaliação das emendas apresentadas ao texto.
Leia mais: Quem são os brasileiros entre as 100 pessoas inovadoras da América Latina 2024
Outro ponto de atenção para os mercados é a decisão de política monetária nos Estados Unidos. O Federal Reserve (Fed, o banco central americano) apresenta sua decisão às 16h, e o mercado já precifica um corte de 0,25 ponto percentual (p.p.), levando a taxa de juros americana para o intervalo entre 4,25% e 4,5% ao ano.
Os investidores estarão atentos principalmente às perspectivas para 2025, dado que a inflação desacelera mais lentamente do que o esperado e a economia permanece resiliente. Esse dado pode colocar fim aos cortes sucessivos nas taxas americanas.
O presidente do Fed, Jerome Powell, concede entrevista coletiva às 16h30 para detalhar as expectativas do BC americano.
- Com informações da Bloomberg News.