Ibovespa cai com investidores de olho em votação de Galípolo no Senado

Indicado pelo presidente Lula para comandar o Banco Central a partir de 2025, Galípolo foi aprovado pelo Comissão de Assuntos Econômicos perto das 15h; indicação vai agora a plenário

Stock activity on an electronic board at the Brasil Bolsa Balcao (B3) stock exchange in Sao Paulo, Brazil, on Monday, Nov. 8, 2021
08 de Outubro, 2024 | 10:56 AM

Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) operava em queda nesta tarde de terça-feira (8) com os investidores de olho na sabatina de Gabriel Galípolo na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, que teve início nesta manhã. Ele foi aprovado por unanimidade pelos 26 senadores pouco antes das 15h.

Às 15h10, no horário de Brasília, o principal índice dos mercados brasileiros caía 0,31%, aos 131.600 pontos. O dólar, por sua vez, subia 0,81%, aos R$ 5,53.

Na sabatina, Galípolo disse que a desancoragem das expectativas de inflação preocupa e que não há sinais de que a economia esteja em desaceleração, segundo informações da Bloomberg News.

Indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva à presidência do Banco Central, Galípolo terá a sua nomeação votada pelo plenário do Senado ainda hoje, para assumir a partir de 2025.

PUBLICIDADE

O atual presidente do banco, Roberto Campos Neto, fica no cargo até o dia 31 de dezembro deste ano.

Cenário exterior

A recuperação das maiores empresas de tecnologia do mundo impulsionou as ações, enquanto os traders avaliavam os últimos comentários de autoridades do Federal Reserve em busca de pistas sobre os próximos passos do banco central. O S&P 500 se recuperou após sua pior sessão em um mês.

O Nasdaq 100, com peso maior em tecnologia, subia perto de 1,20%, com a ação da Nvidia (NVDA) acumulando uma alta de mais de 13% em cinco dias. A Apple (AAPL) subiu cerca de 2%.

Ações chinesas listadas nos EUA caíram na madrugada, à medida que Pequim não lançou novos estímulos significativos, decepcionando traders que esperavam mais impulso para uma alta recorde no mercado.

Os títulos do Tesouro apresentaram pequenas variações após uma recente liquidação, com os vencimentos mais curtos tendo melhor desempenho.

O S&P 500 subiu para cerca de 5.740 pontos. Um índice da Bloomberg que acompanha as “Sete Magníficas” megacaps subiu mais de 1,5%.

A Honeywell International ubiu com planos de desmembrar sua divisão de materiais avançados. A Robinhood Markets disparou com o anúncio de seu primeiro Investor Day. A Roblox caiu após a Hindenburg Research afirmar que está apostando contra a plataforma de jogos.

PUBLICIDADE

-- Com informações de Bloomberg News.

- Matéria atualizada às 15h15.