Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) opera em alta nesta terça-feira (17) após ter fechado em queda de 0,84% no pregão de ontem. Às 11h02, o principal índice da bolsa brasileira avançava 0,48%, para 124.155 pontos.
No mesmo horário, o dólar comercial era negociado em alta de 0,06%, cotado a R$ 6,15.
Os investidores ainda aguardam a tramitação do pacote fiscal no Congresso, além da repercussão das últimas decisões sobre a política monetária.
Na ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), os diretores do BC alertaram que os riscos de inflação estão se materializando devido a fatores que incluem uma moeda mais fraca e uma demanda resiliente.
Na ocasião, o BC aumentou em um ponto percentual a taxa Selic para 12,25% ao ano. Para março de 2025, a perspectiva é que a taxa Selic fique em 14,25% ao ano.
“Os riscos de alta da inflação, como a resiliência da inflação de serviços, a desancoragem das expectativas e a depreciação da taxa de câmbio, se materializaram”, escreveram os membros do BC na ata da reunião de 10 e 11 de dezembro.
Leia também: Conheça as 100 Pessoas Inovadoras da América Latina em 2024
No exterior, as ações na Europa e os futuros de NY abriram esta terça-feira (17) em queda, enquanto os investidores aguardam a decisão final do Fed sobre a taxa de juros para 2024 e suas previsões de política monetária.
Embora seja amplamente esperado que o presidente do Fed, Jerome Powell, anuncie uma nova redução de 25 pontos-base na quarta-feira, o caminho para os meses seguintes permanece incerto.
Além disso, os investidores veem uma chance de 80% de três reduções no próximo ano, em comparação com a pequena probabilidade de uma quarta redução observada no início do mês.
- Com informações da Bloomberg News.