Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) tem um dia de alta nesta segunda-feira (14) com a ajuda de duas das maiores ações do índice, Petrobras (PETR4) e Vale (VALE3), que aproveitam o pregão de tomada de risco para avançar.
O principal índice da B3 avança 1,22% por volta das 11h, aos 129.240 pontos. Petrobras avança 2,01%, e Vale tem alta de 1,79%.
Com o fechamento da curva de juros futuros, ações ligadas à economia doméstica também avançam, em um dia majoritariamente positivo.
Por sua vez, o dólar opera em queda de 0,72% contra o real, prejudicado pelo movimento de tomada de risco. A moeda americana é cotada a R$ 5,83.
O clima positivo vem na esteira de mais um recuo do presidente americano Donald Trump sobre as tarifas impostas aos produtos importados aos EUA.
Na noite de sexta-feira (11), Trump isentou smartphones e computadores, bem como outros dispositivos e componentes, como semicondutores, de seu mais recente pacote tarifário.
No entanto, a incerteza continua uma vez que o governo americano sugeriu no domingo que essas isenções não serão permanentes.
“Ninguém está ficando ‘fora da mira’”, disse Trump em uma publicação nas redes sociais no domingo (13). O comunicado diz que os produtos isentos estão “apenas sendo transferidos para um ‘balde’ tarifário diferente” e o governo estará irá avaliar os semicondutores e toda a cadeia de suprimentos de produtos eletrônicos.
Trump afirmou a repórteres que suas decisões serão tomadas em breve, indicando que os detalhes sobre uma tarifa para semicondutores podem ser anunciados nesta semana.
- Com informações da Bloomberg News.
Leia também
Após recuo, Trump prepara tarifas para eletrônicos e sinaliza negociação sobre iPhone
Como o novo recuo tarifário de Trump salvou a Apple da pior crise desde a pandemia
Citi cresce 80% em banco comercial no Brasil e elege país como mercado chave