Ibovespa avança com exterior em dia de ‘Super Quarta’; dólar sobe a R$ 5,67

Investidores aguardam decisões de juros no Brasil e nos Estados Unidos enquanto analisam balanços trimestrais de empresas ao redor do mundo

Por

Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) avança nesta quarta-feira (31), em linha com o sentimento de otimismo do exterior e em dia de “Super Quarta”, com decisão de juros no Brasil e nos Estados Unidos.

Por volta das 10h20 (horário de Brasília), o principal índice de ações da bolsa brasileira subia 0,63%, aos 126.939 pontos. A sessão é de ganhos para as blue chips Vale (VALE3) e Petrobras (PETR3; PETR4), em meio à retomada das commodities. O dólar, por sua vez, subia 1%, negociado a R$ 5,67.

A expectativa de economistas é por uma mantenção das taxas de juros tanto no Brasil quanto nos EUA, nos patamares de 10,50% e intervalo de 5,25% a 5,5%, respectivamente.

Leia também: Mercado espera manutenção da Selic e avalia sinal sobre volta do aperto em setembro

Mas, enquanto por aqui o mercado avalia uma possível retomada do aperto monetário em setembro, nos EUA a projeção é de que o Federal Reserve indique um corte para a próxima reunião.

A decisão do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) será divulgada às 15h (horário de Brasília) e será seguida de uma coletiva de imprensa 30 minutos depois com o presidente do Fed, Jerome Powell. Por aqui, o Copom divulga sua decisão a partir das 18h.

Mais cedo, o Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) subiu sua taxa de juros e anunciou planos para reduzir pela metade as compras de títulos, destacando sua determinação em normalizar a política monetária.

Na agenda de indicadores, as empresas dos EUA criaram o menor número de vagas desde o início do ano, e o crescimento dos salários desacelerou, em linha com sinais de uma demanda de trabalho mais fraca.

A folha de pagamento privada aumentou em 122.000 neste mês, de acordo com o Instituto de Pesquisa ADP. A estimativa mediana em uma pesquisa da Bloomberg com economistas previa um aumento de 150.000. Já o crescimento salarial desacelerou para o menor ritmo desde 2021.

Já na cena corporativa, a produção de petróleo e gás natural da Petrobras cresceu 2,4% no segundo trimestre na base anual, para 2,7 milhões de barris de óleo equivalente por dia (BOE/dia). Quando comparada com o primeiro trimestre de 2024, a produção média caiu 2,8%.

A sessão é de ganhos para as ações globais, impulsionadas por uma série de notícias otimistas que contribuem para uma recuperação no setor de tecnologia.

-- Com informações da Bloomberg News